15ª edição coloca em pauta o uso saudável das telas para crianças com debates e convidados como David Kleeman e Cielo Salviolo e versão online do evento acontece até 22 de setembro em plataformas gratuitas
O Festival comKids 2024 divulga os 25 títulos finalistas para sua edição interativa, nas categorias Aplicativos, Games, Livros Digitais, Lúdicos Digitais, Projetos 360º e Podcasts. Eles serão avaliados por júri e pelo público, e concorrem a bolsas em cursos de formação. O comKids acontece de 12 a 17 de agosto em São Paulo, presencialmente e em parte online. O evento é gratuito e aberto a todos, mediante credenciamento, que se inicia no mês de julho.
A competição de conteúdos interativos do festival, distribuídos nas seis categorias, conta com títulos realizados por produtores e desenvolvedores de games, apps, livros digitais, podcasts e outros, vindos de toda a Ibero América, nas línguas portuguesa e espanhola. As edições interativas do evento foram pensadas a partir dos formatos digitais que vêm sendo criados todos os dias e produzidos em todo o mundo, especialmente para as crianças e jovens, e que necessitam de um espaço exclusivo para avaliação e reflexão.
Na Competição Interativa, a partir desta edição, o comKids passa a contar com uma nova categoria, a Lúdico Digital, que inclui projetos ou experiências digitais que envolvem gamificação, ludificação, engajamento saudável e outras originalidades. “Essa área está se desenvolvendo muito rapidamente e precisávamos de uma categoria que acomodasse as experiências inovadoras e educativas”, diz Daniel Leite, coordenador do Festival. Outro destaque na competição são os Debates dos Finalistas, que acontecem na ESPM com os realizadores e público conversando sobre as produções, em uma espécie de pitching.
Um Júri Profissional composto por produtores e criadores em cada segmento, vai deliberar os premiados, após análise e debates internos. Além disso, o público presente nos dias de festival vai avaliar os conteúdos apresentados, e indicar os melhores do Júri Popular. Os vencedores receberão bolsas de estudo da Faculdade Meliés e de cursos especializados oferecidos pelo B_arco, além de assessoria pelo programa de formação audiovisual “Qué me faltó Preguntar?”, do México.
Além da competição, esta edição conta com a Mostra comKids para o público infanto-juvenil, com filmes de curta e média duração, de regiões da Ibero América em formatos e gêneros diversos. As atividades formativas, que acontecem presencialmente no Itaú Cultural e na ESPM, com painéis e workshops para criadores, produtores e educadores, colocam em pauta debates da atualidade, a formação profissional, a educação midiática, a cultura digital e interativa para crianças e a I.A.
Para esta edição, o festival recebeu 95 inscrições, de sete países, com o Brasil liderando com 66 conteúdos, seguido pela Argentina, com 14. A categoria que mais se destacou foi a de Games, com 23 inscritos. Os selecionados para a Competição foram avaliados e debatidos por uma comissão internacional composta por 21 profissionais especializados e atuantes nas novas tecnologias.
Na programação de workshops e debates, as mesas irão discutir o uso saudável das telas para os pequenos. Entre os destaques está “Conversa comKids – Convivendo entre as luzes e as sombras dos avanços das tecnologias: como podemos refletir sobre os efeitos das mídias na vida das crianças?” que traz a argentina Cielo Salviolo, fundadora do Pakapaka, primeiro canal público infantil da TV na Argentina, para discutir os efeitos das mídias digitais nas infâncias e os desafios éticos em tempos de I. A. e big techs. A mesa ainda conta com a participação de Mariana Filizola, Coordenadora de Educação Midiática, da Secom da Presidência da República, e Ivelise Fortim, cofundadora da Homo Ludens e professora de Psicologia e de Jogos Digitais da PUC-SP. A programação completa do Festival comKids será divulgada em breve.
O comKids recebe diversos convidados internacionais e brasileiros, para ampliar o debate e comprovar que conteúdo audiovisual infantil não tem fronteiras. Um dos destaques é a presença confirmada do pesquisador de tendências David Kleeman, da Dubit, estúdio de metaverso e consultoria do Reino Unido, que traz os últimos dados da pesquisa de sua sobre comportamento e consumo de crianças e jovens e a relação com as telas.
Criado há 15 anos pelo Midiativa e pela Singular, o “selo” comKids – Comunicação e Infância, tem como objetivo principal o compromisso com a responsabilidade social e desenvolvimento cultural por meio de ações de promoção e reconhecimento de conteúdos audiovisuais, digitais e interativos para o público infantojuvenil. O Festival comKids é dedicado à premiação, valorização, promoção e difusão de conteúdos audiovisuais e digitais para crianças e adolescentes, e busca permanentemente intercâmbios e parcerias no Brasil e no mundo, para o crescimento no entendimento e discussão em cima do conteúdo infantojuvenil.
Ministério da Cultura apresenta o XV Festival comKids (2024). O evento conta com o Patrocínio do Itaú, com o Copatrocínio da Spcine e com o apoio da Escola Plus.
Festival comKids 2024 | Finalistas
App
Bebe Lume, Brasil, Bebe Lume Produções Audiovisuais
Cantar y jugar, Colômbia, Cantoalegre
Monicaverso, Brasil, Ø1Digital
Yom Kids, Brasil, Yoga com Histórias Desenvolvimento de Aplicativos
Game
Batalha da Dança, Brasil, Umbu Games
Bella pelo Mundo, Brasil, Plot Kids
Docemática, Brasil, SpaceFrog
O Resgate de Fárya, Brasil, Viu Cine
Livro Digital
A História das Histórias, Brasil, MSP – Mauricio de Sousa Produções
Kai, Kai, la cuidadora de las aguas, Chile, Fundación Cultural Entrelíneas
La maceta vacía, Chile, Fundación Cultural Entrelíneas
O Sonho dos Meninos, Brasil, UFSC e Grupo de Pesquisa Literatura e Design de Artefatos para Crianças e Jovens no Mundo Digital (CNPq)
Lúdico Digital
E agora? Um rolé digital, Brasil, MultiRio – Empresa Municipal de Multimeios
Gigantes web, Uruguai, Gigantes – La Diaria
Soñadores. Mapa de sueños, Argentina, Pakapaka
Trajeto i – Jogos da capa, Brasil, Santillana Educação
Podcast
Calunguinha, o cantador de histórias – Galanga, o cabelo de ouro, Brasil, Todo Canto Produções Artísticas
Elas são feras! – Nise da Silveira, Brasil, Companhia Delas
La Sueñoteca – La casa de mis sueños, Argentina, Red Tal
Perguntar e Pensar – Contágio, impotência e cuidado, Brasil, Empresa Brasil de Comunicação – Rádio MEC
Tienda Súper Nova – Episódio 1, Colômbia, Máquina Espía
Projeto 360º
Icamiabas na cidade Amazônia, Brasil, Iluminuras
Mundo Eureka, Colômbia, Canal Capital
Otaku Senpai, Cuba, Cubavisión-Islavisión
Yo quiero saber.. ¿ Y vos?, Argentina, Pakapaka
Fonte: Assessoria ComKids
Imagem: Divulgação