ArteCultura

Festival de Graffiti Bahia de Todas as Cores movimenta Itaparica a partir desta semana

Evento internacional reúne artistas de 11 países e ocupa ruas da ilha com arte urbana até o dia 30

A sétima edição do Festival Internacional de Graffiti Bahia de Todas as Cores (BTC) começa nesta quarta-feira, 27 de março, e segue até sábado, dia 30, em diversos pontos da Ilha de Itaparica. Com o tema “Bahia, tela do mundo. Quanto mais vejo, mais gosto de tudo”, o evento reúne artistas locais, nacionais e internacionais, levando arte urbana para diferentes espaços da ilha.

A edição deste ano conta com a presença de representantes de 11 países, de todos os continentes, além de artistas de 25 estados brasileiros e do Distrito Federal. Consolidado como o maior festival de graffiti do Norte e Nordeste e um dos maiores do país, o BTC se firmou como um evento itinerante, que ultrapassa os limites da capital baiana e estimula a troca entre artistas e comunidades.

A programação começa no dia 27, às 18h, no Mirante do Solar, Casa de Cultura e Ética, com cerimônia de abertura que inclui apresentação do Samba de Roda Raízes da Gameleira e participação do historiador itaparicano Felipe Brito. No mesmo dia, será realizada uma masterclass sobre arte urbana e mídias sociais, com a presença de Samira Soares, Kuêio, Rabisco Easy e mediação de Allana Gama, na Rua Frei Itaparica, nº 116, no centro da cidade.

Na sexta-feira, dia 28, das 9h às 17h, acontece o tradicional mutirão de graffiti, com a presença do DJ DK Selecta e participação especial da DJ Sista K, na Comunidade Porto dos Milagres. No sábado, 29, os artistas iniciam a pintura oficial dos painéis que irão compor o circuito BTC 2025, das 9h às 17h, em muros localizados no Loteamento Vila Mar, Rua Lomanto Júnior e Rua Brasileirinho. À noite, a Praça da Quitanda, na orla, recebe o BTC Sound Fest, com atrações como Sista K, Noelson do Cavaco e a banda Simples Natural, das 19h às 22h.

No domingo, dia 30, o festival encerra com a finalização dos murais e o registro oficial com todos os artistas participantes.

O evento é realizado pelo Coletivo Vai e Faz e pela Rede Amo, com apoio do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, através do Edital de Eventos Culturais Calendarizados. Também apoiam a iniciativa Colorgin, SerTão Filmes, Bahia Meu Amor, ManosCap e a Prefeitura de Itaparica. O BTC segue valorizando a participação feminina, com mais da metade das artistas selecionadas sendo mulheres que atuam também na produção técnica e artística do festival.

Instagram: https://www.instagram.com/btcgraffitifestival/

Fonte: Assessoria de comunicação – LABORATÓRIO DA NOTÍCIA
Foto: Carol Garcia/Divulgação

Related posts

Bell Marques, Nattan e Lucy Alves são confirmados no São João de Santo Antônio de Jesus; confira programação completa

Fulvio Bahia

Série documental baiana Bahia da Fé ao Profano inspira tema do Carnaval 2025 da Mancha Verde, bicampeã do Carnaval de São Paulo

Fulvio Bahia

Pelourinho ganha palco AXÉ PELÔ para celebrar a música baiana

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais