CinemaCulturaFestivalTeatro

Festival Internacional de Cinema de Realizadoras (Fincar) anuncia IV Edição e está com inscrições abertas

Filmes podem ser enviados até dia 22 de setembro, por meio de formulário online

O Festival Internacional de Cinema de Realizadoras (Fincar) está com inscrições abertas para a IV edição. Idealizado com o intuito de promover um debate sobre os papéis de gênero e a representatividade no cenário cinematográfico, o festival está com convocatória aberta até 22 de setembro. A seleção é gratuita e podem ser enviados curtas, médias e longas-metragens. Serão avaliados filmes realizados entre 2021 e 2024. O formulário e o regulamento para inscrição estão disponíveis no site do festival.

Em sua quarta edição, o Fincar retorna com uma presença renovada e energizada, desejando reencontrar o público nas salas de cinema. Na busca por ampliar os espaços de exibição dessas obras, o festival também abarca a diversidade de identidades de gênero: serão aceitas obras de mulheres cis e trans, além de produções feitas por pessoas não-binárias, travestis,  transmasculinas e homens trans.

Para a edição de 2024, a proposta é ir além do que foi traçado nas edições anteriores (2016, 2018 e 2021). “Queremos desfiar as linhas estabelecidas e permitir que novos caminhos e trajetos brilhem através dos filmes. Celebramos a oportunidade de ocupar novamente as salas de cinema e de fortalecer parcerias que nos fazem vibrar mais forte”, afirma a diretora do festival, Maria Cardozo

Lançado em 2016, o festival é bienal e se destaca por sua proposta de refletir sobre o cinema a partir de um olhar feminista, promovendo um espaço de troca entre realizadoras (rus), filmes e o público.

“A cada edição, o festival reafirma o compromisso com uma perspectiva feminista e uma abordagem tanto estética quanto política do cinema. Buscamos potencializar o encontro que só o cinema produz, afirmando o espaço da realização, mas sem perder de vista as diversas experiências do fazer e ver cinema. Desejamos partilhar com o público como esses cinemas são múltiplos, buscando desconstruir um ideal cinematográfico que costuma ser branco, masculino e cisheteronormativo. As pessoas espectadoras, com seu olhar crítico, também são parte fundamental para a desconstrução e reimaginação de um cinema mais diverso e implicado nas nossas vidas. É preciso instigar mais pessoas a se aproximarem desses cinemas e o festival é um espaço de contágio importante para isso.”, acrescenta Maria.

O Fincar é uma produção da Vilarejo Filmes e tem incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secult-PE e Governo de Pernambuco. Este ano, as exibições acontecem em cinemas de rua localizados em duas cidades pernambucanas: no Recife e em Afogados da Ingazeira, no Sertão. 

Serviço:

Fincar – Festival Internacional de Cinema de Realizadoras

  • Inscrições gratuitas abertas até 22 de setembro de 2024, no site www.fincar.com.br
  • Podem ser inscritos curtas, médias e longas-metragens dirigidos por mulheres trans e cis, travestis, pessoas não binárias, transmasculinas e homens trans.
  •  Temática livre.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Card: Divulgação

Related posts

Consulta pública amplia metas e objetivos para Plano de Cultura da UFRB

Fulvio Bahia

Ney Campello lança seu primeiro livro de poesia na LDM do Shopping Paseo Itaigara

Fulvio Bahia

21° Festival de Música da Rádio Educadora FM acontece neste sábado (9)

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais