A Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos e a Secretaria Municipal de Educação, lança a segunda edição do edital Capoeira Viva nas Escolas. Os interessados podem se inscrever até o dia 2 de agosto, no link fgm.salvador.ba.gov.br/edital-capoeira-viva-nas-escolas/
Com investimentos na ordem de R$ 1,2 milhões, o edital prevê apoiar propostas apresentadas por mestres, contramestres, professores, instrutores de Capoeira, representados por Micro Empreendedores Individuais (MEI), certificados para atividades do campo da Cultura e atuantes no segmento da Capoeira e instituições de Direito Privado, sem fins lucrativos e com finalidade cultural declarada em Estatuto Social, que desenvolvam iniciativas, projetos e ações relacionadas à Capoeira, nas suas diversas modalidades, em conformidade com as disposições da Lei Municipal 9.072/2016.
Além disso, os proponentes devem ser domiciliados ou sediados no município do Salvador, há, pelo menos 02 (dois) anos, e devem ser responsáveis pelo desenvolvimento de iniciativas, projetos e ações relacionadas à Capoeira, nas suas diversas modalidades, de acordo com a legislação em vigor.
Os projetos aprovados receberão um apoio financeiro no valor de R$ 50 mil cada. As iniciativas serão desenvolvidas nas escolas públicas municipais de Salvador, com previsão de atender 10 Gerências Regionais da Secretaria Municipal de Educação – SMED, nos seguintes territórios: Cabula, Cajazeiras, Centro, Itapuã, Cidade Baixa/Liberdade, Orla, Pirajá, São Caetano, Subúrbio I e Subúrbio II. Um total de 24 escolas serão contempladas. Cerca de 5.000 estudantes, distribuídos em 160 turmas, deverão ser diretamente beneficiados, sendo 4.400, com idade entre 06 e 17 anos, pertencentes ao Ensino Fundamental, além de 600 alunos da Educação de Jovens e Adultos.
As propostas apresentadas deverão prever aulas teóricas e práticas sobre movimentos, toques, cantigas, e composição de músicas, oficina de confecção de instrumento, maculelê, puxada de rede e samba de roda, expressões artístico-culturais vinculadas à Capoeira e à História e Cultura Africanas e Afro-brasileiras, a serem desenvolvidas e executadas no ambiente escolar, no período de setembro à fevereiro, tanto para alunos matriculados quanto para os membros da comunidade local.
As inscrições para o edital poderão ser realizadas no período de 09 a 29 de julho.
Dúvidas: capoeiranasescolas@salvador.ba.gov.br
Fonte: ASCM FGM
Foto: Bruno Concha