CulturaSalvadorTeatro

FGM promove oficinas gratuitas de Interpretação Teatral para Solos com Harildo Deda e Marcelo Flores

Depois de um mês com sete solos em cartaz, dentro da programação do “Curto Circuito das Artes”, a Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), traz agora o “Projeto Clube da Cena”, com oficinas gratuitas de Interpretação Teatral para Solos, a partir de clássicos da dramaturgia universal conduzida pelos atores e diretores Harildo Deda, Marcelo Flores e Cia de Teatro “Os Argonautas”.

A aula inaugural acontece nesta quarta-feira (10) às 19h, no Teatro Gregório de Mattos. Para participar das oficinas, basta realizar *inscrição pelo link https://forms.gle/xVRTc595SiKnVgiS7, de 10/05 a 13/05. As aulas serão realizadas a partir do dia 15/05, no Espaço Boca de Brasa – Centro, sala Harildo Deda e Marcelo Flores, até junho, sempre às segundas e quartas, das 15 as 17h.

Para Harildo Deda, “depois de uma pandemia que quase leva de enxurrada os artistas e a cultura, estamos de volta para recomeçar. Não só com espetáculos com os veteranos mas repassando a nossa experiência para os novos e para os mais velhos também. Isso significa que continuamos, que estamos vivos. Sempre aniversariando e com muitos anos de vida pela frente!”.

Exposição

Na ocasião, acontece também, às 18h a abertura da exposição “Trajes de Cena do Teatro Baiano – Um Recorte no Tempo”, com curadoria de Maurício Martins e do Acervo Boca de Cena. A mostra é aberta ao público e ficará exposta na Galeria da Cidade, Teatro Gregório de Mattos, de quarta a sábado das 14h as 18h até o dia 18/06, gratuitamente.

Estão reunidos figurinos e adereços de espetáculos teatrais de produção baiana, que foram apresentadas nos palcos locais e nacionais, durante os últimos 20 anos. Com a finalidade de apresentar ao público o processo criativo de construção desses trajes, através de desenhos (croquis), modelagens e montagens, a exposição pretende mostrar criações de vários profissionais responsáveis por esta Arte.

Um dos profissionais homenageado será o Figurinista Miguel Carvalho, que foi considerado por toda a classe artística desta cidade, como o “Construtor de Tecidos”, o “Mago das Aquarelas” e o “Criador de Sonhos”, e que nos deixou em 2022.

Clube da Cena

Espaço de aperfeiçoamento e treinamento de interpretação em formato de laboratório de exercícios, pesquisa e estudos, criado em 2002 pelos Argonautas e pelo professor, ator e diretor Harildo Deda. Até agora foram realizadas sete edições, que resultaram em leituras encenadas e espetáculos (A GAIVOTA, EM FAMÍLIA) sempre com atores e atrizes e convidados, sendo esta a primeira edição com inscrições abertas para seleção dos participantes.
Focando pela primeira vez no trabalho solo do intérprete em GRANDES PERSONAGENS do teatro universal, com o estudo aprofundado da criação e desempenho de papéis do universo shakespereano com aulas de Harildo Deda e elaboração de performances individuais com aulas complementares e mostra pública final com roteiro e direção artística de Marcelo Flores.

Fonte e Foto: ASCOM FGM

Related posts

Salvador: Novos atendimentos darão mais agilidade ao transporte de Narandiba e Colina Azul 

Fulvio Bahia

Evento no TGM discute fim da violência contra as mulheres em Salvador  

Fulvio Bahia

Oxe, É Jazz de novembro traz à tona emoção e pluralidade musical para grande público

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais