A Fundação Gregório de Mattos (FGM) realiza mais uma edição do “Patrimônio É…”. Com o tema “Caminhada do Povo Santo”, o evento acontece nesta terça-feira (19), às 18h, no Terreiro do Cobre, localizado no bairro da Federação.
A iniciativa visa valorizar as manifestações culturais e religiosas desses povos, reconhecendo sua importância como patrimônio da cidade.
O evento será transmitido ao vivo pelo canal da FGM no YouTube, permitindo que o público acompanhe os diálogos online.
Convidados
Mãe Val de Ayrá
Nascida em Salvador, Mãe Val de Ayrá foi a responsável por reabrir o Terreiro do Cobre, no ano de 1987, anteriormente fundado por seu avô no século XIX. Atualmente, participa de palestras, feiras literárias, conferências nacionais e internacionais, compartilhando seu conhecimento sobre o candomblé e a cultura afro-brasileira.
Mãe Jaciara Bianchi
Mãe Jaciara Ribeiro nasceu em Salvador/BA em 1967. É filha de Osún e Iyalorixá do Terreiro Axé Abassá de Ogum. Liderança na luta antirracista, pela liberdade religiosa e defesa da Lagoa do Abaeté. Coordenadora do coletivo Ìyá Àkobíode – Mulheres que Transformam, uma organização social que desenvolve ações em prol da luta antirracista. Participou do processo que culminou na aprovação da Lei 11.635 de 21 de janeiro 2007 que institui o dia nacional de combate à intolerância religiosa, dia em que morreu Mãe Gilda de Ogum, vítima de racismo religioso. Mãe Jaciara também fundou o
terreiro Ilê Asé Ofá Omi Layó no Quilombo Caipora em Simões Filho.
Albino Júnior
Administrador de empresas, diretor Executivo da associação comunitária Alzira do conforto,
onde temos como objetivo maior a inclusão sócio cultural e o combate ao racismo e a intolerância religiosa, realizando atividades que já fazem parte do calendário de Salvador como a caminhada Azoany e a patuscada de Exu, além do Reggae o bloco, fazendo história
ao longo dos últimos 25 Anos de trabalho coletivo.
Caminhada do Povo Santo
A Caminhada do Povo de Santo é um evento de grande importância para as religiões de matriz africana. O encontro reúne uma multidão de participantes, incluindo lideranças religiosas, como babalorixás, ialorixás, egbomis, ogãs e equedes, autoridades políticas, representantes de organizações sociais e a população em geral.
O principal objetivo da caminhada é dar visibilidade e fortalecer a luta contra a intolerância religiosa, promovendo a paz, o respeito à diversidade e a união entre os diferentes grupos que compõem a sociedade.
Fonte / Card: Ascom FGM