BahiaCinemaCulturaDocumentárioEntretenimentoLiteratura

Filme “A Voz de Ruy” resgata legado e ideais democráticos de Ruy Barbosa

Pré-lançamento nacional no Cine Glauber Rocha, no dia 4 de março, marca o centenário da morte do notável brasileiro

No próximo dia 4 de março, às 19h, o Cine Glauber Rocha, no Centro Histórico de Salvador, será palco do pré-lançamento nacional do documentário “A Voz de Ruy”. Em meio à celebração do centenário da morte de Ruy Barbosa, o filme dirigido por Fernanda Miranda e Pedro Sprejer, sob a direção geral de Belisário Franca, promete levar o público a uma imersão na vida e nos ideais do notável baiano.

Patrocinado pelo Governo do Estado da Bahia, por meio das Secretarias da Cultura e da Fazenda, em colaboração com o Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural – Fazcultura e a ACELEN, o documentário é uma produção conjunta da DPE Entretenimento e Giros Filmes, com apoio da ABI (Associação Bahiana de Imprensa) e diversas outras entidades.

“A Voz de Ruy” mergulha nas várias facetas de Ruy Barbosa, desde sua atuação como jornalista, político, jurista e diplomata, destacando seu papel fundamental durante a Monarquia e a Primeira República. Através de depoimentos de especialistas e imagens de arquivo cuidadosamente selecionadas da Cinemateca Brasileira, Fundação Casa de Rui Barbosa e outros acervos, o filme apresenta a atualidade do pensamento de Ruy, que inspirou seu próprio título.

O documentário revela a essência libertadora e democrática de Ruy Barbosa, expressa em sua defesa incansável da liberdade, da lei e da igualdade entre as nações. Além disso, destaca sua contribuição para questões fundamentais da sociedade brasileira, como o abolicionismo, a reforma do ensino e a defesa do voto feminino.

Contudo, o lançamento do filme ganha uma dimensão ainda mais importante em um momento em que o Brasil enfrenta desafios à sua democracia. Após os ataques às sedes dos três poderes, o filme busca resgatar a voz de Ruy Barbosa como uma chave para compreender e fortalecer as instituições democráticas do país.

Após a pré-estreia, a intenção é que “A Voz de Ruy” seja exibido nos cinemas comerciais e plataformas digitais, além de ser utilizado como ferramenta educativa em escolas e universidades, reforçando assim o legado e os ideais democráticos de Ruy Barbosa para as gerações futuras.

Related posts

Ocupação artística “Salvador em Ópera” toma conta de Salvador em outubro

Fulvio Bahia

Prefeitura de Salvador distribui agasalhos arrecadados em campanha 

Fulvio Bahia

Titular da Secult destaca Carnaval multicultural de Salvador: “num nível que eu nunca tinha visto”

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais