O documentário independente brasileiro Queimando Fronteiras estreia no Festival Internacional de Cinema Canábico (FICC), considerado o “Oscar Canábico”, na próxima terça-feira (21). O filme, que será exibido pela primeira vez ao público no evento, concorrerá na categoria Largometrajes Documentales, destinada a documentários de longa duração. A exibição ocorrerá no Wokitoki, um espaço cultural localizado no bairro de San Telmo, em Buenos Aires, na Argentina.
Produzido pela produtora curitibana Abra a Gaveta e dirigido por Leonardo Ferron Baggio, Queimando Fronteiras tem 75 minutos de duração e mergulha na jornada da legalização da maconha na América Latina. O filme destaca especialmente a regulamentação do autocultivo na Argentina, aprovada em 2020. Para construir a narrativa, a equipe percorreu mais de 30 mil quilômetros, cruzando a fronteira com o Brasil e conversando com ativistas, políticos, especialistas, usuários e cidadãos que vivenciam diretamente as mudanças sociais e políticas provocadas por essa transformação.
Com uma abordagem crítica e envolvente, o documentário visa ampliar o debate sobre políticas de drogas, direitos humanos e os desafios enfrentados pelos países que buscam legislações mais progressistas. Mais do que isso, a obra questiona a urgência de uma mudança nas leis e reflete sobre como o fim da chamada “guerra às drogas” pode ajudar a curar as “veias abertas” da América Latina.
“O filme expõe o fracasso da chamada ‘guerra às drogas’, cujas consequências são devastadoras, especialmente na América Latina. Com a produção, queremos provocar uma reflexão sobre a necessidade de tratar o tema com mais responsabilidade e humanismo. Falamos muito sobre os danos desse combate ineficaz, mas, infelizmente, vemos poucos avanços, muitas vezes devido ao preconceito”, destaca o diretor Leonardo Baggio.
A sessão de estreia contará com a presença da equipe de produção, além de convidados especiais. Após a exibição, o público poderá participar de um bate-papo com os realizadores e algumas das figuras retratadas no filme.
Confira o trailer do filme:
Fonte: Cannabis Medicinal
Card: Divulgação