CinemaCulturaDrogasMundo

Filme brasileiro é selecionado para concorrer ao Oscar Canábico como Melhor Documentário

O documentário independente brasileiro Queimando Fronteiras estreia no Festival Internacional de Cinema Canábico (FICC), considerado o “Oscar Canábico”, na próxima terça-feira (21). O filme, que será exibido pela primeira vez ao público no evento, concorrerá na categoria Largometrajes Documentales, destinada a documentários de longa duração. A exibição ocorrerá no Wokitoki, um espaço cultural localizado no bairro de San Telmo, em Buenos Aires, na Argentina.

Produzido pela produtora curitibana Abra a Gaveta e dirigido por Leonardo Ferron Baggio, Queimando Fronteiras tem 75 minutos de duração e mergulha na jornada da legalização da maconha na América Latina. O filme destaca especialmente a regulamentação do autocultivo na Argentina, aprovada em 2020. Para construir a narrativa, a equipe percorreu mais de 30 mil quilômetros, cruzando a fronteira com o Brasil e conversando com ativistas, políticos, especialistas, usuários e cidadãos que vivenciam diretamente as mudanças sociais e políticas provocadas por essa transformação.

Com uma abordagem crítica e envolvente, o documentário visa ampliar o debate sobre políticas de drogas, direitos humanos e os desafios enfrentados pelos países que buscam legislações mais progressistas. Mais do que isso, a obra questiona a urgência de uma mudança nas leis e reflete sobre como o fim da chamada “guerra às drogas” pode ajudar a curar as “veias abertas” da América Latina.

“O filme expõe o fracasso da chamada ‘guerra às drogas’, cujas consequências são devastadoras, especialmente na América Latina. Com a produção, queremos provocar uma reflexão sobre a necessidade de tratar o tema com mais responsabilidade e humanismo. Falamos muito sobre os danos desse combate ineficaz, mas, infelizmente, vemos poucos avanços, muitas vezes devido ao preconceito”, destaca o diretor Leonardo Baggio.

A sessão de estreia contará com a presença da equipe de produção, além de convidados especiais. Após a exibição, o público poderá participar de um bate-papo com os realizadores e algumas das figuras retratadas no filme.

Confira o trailer do filme:

Fonte: Cannabis Medicinal
Card: Divulgação

Related posts

Projeto Caravana do Meio Tempo chega em Cajazeiras

Fulvio Bahia

Março Mulher leva mulheres quilombolas ao cinema nesta terça-feira (07)

Fulvio Bahia

‘Um Anarriê Pra Casar’ leva shows gratuitos ao Pelourinho

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais