ArteBahiaBrasilCinemaCulturaDocumentárioEntretenimento

Filme sobre o “Arquiteto da República” explica o ódio às instituições democráticas; Confira o teaser

“A VOZ DE RUY” – Longa metragem com lançamento para convidados em 4 de março de 2024 – no Cine Glauber Rocha em Salvador – detalha a atualidade surpreendente da obra e da ação política de Ruy Barbosa.

O filme é uma iniciativa das produtoras DPE Entretenimento, GIROS Filmes e da Associação Baiana de Imprensa – ABI com o patrocínio do Governo do Estado da Bahia, via Secretaria da Cultura e da Fazenda, através do programa Estadual de incentivo ao Patrocínio Cultural (FAZCULTURA) e da Acelen. Com 90 minutos de duração, o longa mostra a presença de Ruy em todas as ações renovadoras durante a Monarquia e na Primeira República, na qual foi um dos seus maiores protagonistas e a presença midiática mais marcante de sua geração.

O filme conta com a participação do ator baiano Ricardo Bittencourt e exibe cenas históricas e bastidores da vida do baiano, na sua trajetória como jornalista, político, jurista, diplomata, na Bahia, no Rio de Janeiro e no exterior.

Depoimentos de Alexandre Santini, presidente da Fundação Casa de Ruy Barbosa-FCRB, Antônio Edimilson, historiador; Aparecida Rangel, pesquisadora da FCRB; Carlos Augusto Ayres de Brito, ex-ministro do STF; Carlos Henrique Cardim, embaixador e cientista político; Christian Lynch, cientista político; Edvaldo Brito, vereador e imortal da Academia de Letras da Bahia-ALB; Ernesto Marques, presidente da ABI; Joacy Góes, presidente do IGHB; Lidivaldo Reaiche Brito, desembargador do TJBA; Luís Guilherme Pontes Tavares, vice-presidente da ABI; Soraya Realon, pesquisadora da FCRB e Wlamyra Albuquerque, historiadora.

Filme: A Voz de Ruy
Direção: Belisário França
Produção Executiva: Maurício Xavier e Maurício Magalhães
Roteiro: Pedro Nóbrega

Produção: DPE Entretenimento & Giros

Patrocínio: Governo do Estado da Bahia via Secretaria da Cultura e da Fazenda através do Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural (fazcultura)

Fonte: Ernesto Marques / Associação Baiana de Imprensa -ABI
Imagem: Divulgação

Related posts

Governo federal avança na elaboração de política de adaptação à mudança do clima

Fulvio Bahia

Taxa de alfabetização chega a 93% da população brasileira, revela IBGE

Fulvio Bahia

Governo do Estado acolhe baianos resgatados de trabalho escravo no Rio Grande do Sul

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais