Uma megaestrutura para estudos sobre a interação entre saúde e clima, considerando o território continental brasileiro e a vasta diversidade climática e de ecossistemas, com dados socioeconômicos, geográficos e de modelagem atuando em conjunto para responder questões científicas inéditas. Esta é a grande promessa do projeto Cidacs Clima – Plataforma de Dados Climáticos, Ambientais e de Saúde, que foi lançado nesta quinta-feira (21/9), às 10h, em evento híbrido no Parque Tecnológico de Salvador com transmissão on-line pela plataforma Zoom e YouTube.
Financiado pela Fundação Wellcome Trust, do Reino Unido, o projeto investigará, nos próximos anos, os efeitos do clima e do ambiente na saúde da população brasileira, considerando o contexto social do nosso país. Em parceria com outras instituições de pesquisa, nacionais e estrangeiras, essa iniciativa colocará a pesquisa brasileira no epicentro dos estudos sobre a relação entre clima e saúde.
Para marcar o início dos trabalhos de construção da Plataforma, o físico brasileiro Paulo Artaxo, membro do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), realizou a conferência Quais os desafios da questão climática global no Brasil?. Na ocasião, a mesa de abertura foi composta pelo presidente da Fiocruz, Mario Moreira; pela diretora de Saúde Ambiental e do Trabalhador no Ministério da Saúde, Agnes Soares; pelo diretor da London School of Hygiene and Tropical Medicine (LSHTM), Liam Smeeth; pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Ronaldo Oliveira; e pelo coordenador do Cidacs/Fiocruz Bahia, Mauricio Barreto.
Integrantes da sociedade civil organizada, pesquisadores, autoridades e jornalistas também foram convidados para apresentar questões que guiam o tema. Estiveram presentes Paulo Gadelha (Agenda 2030 Fiocruz), Luiz Augusto Galvão (Cris/Fiocruz), Nelson Gouveia (USP), Rochelle Schneider (European Space Agency), Elizabeth Brickley (LSHTM), Diosmar Filho (Associação de Pesquisa Iyaleta), Sin-Chan Chou (Inpe), Moacyr Araujo (Rede Clima), Isabel Fletcher (Wellcome Trust), Cristovam Barcellos (Icict/Fiocruz), Thays Lavor (InfoAmazônia), Leonardo Bacelar (Cemaden) e Gervásio Ferreira (Cidacs/Fiocruz Bahia).
Fonte / Imagem: Fiocurz