BahiaFiscalizaçãoGoverno do EstadoMeio AmbientePreservação Ambiental

Fiscalização na APA das Ilhas de Tinharé e Boipeba reforça proteção ambiental

Uma operação conjunta realizada nos dias 5 e 6 de setembro está reforçando a proteção ambiental e o controle territorial na Área de Proteção Ambiental (APA) das Ilhas de Tinharé e Boipeba, localizadas na Costa do Dendê. Nessa ação, participaram o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA) de Ilhéus. O objetivo foi garantir o acesso à informação ambiental e supervisionar o uso e ocupação da região, com ênfase na zona costeira.

Durante a operação, foram realizadas visitas a várias localidades, como Moreré, Cueira, Tacimirim, Boipeba, Castelhanos e Cova da Onça. Estas visitas tinham como objetivo verificar se as normas ambientais estavam sendo cumpridas, se o uso do solo estava de acordo com as regulamentações e se a ocupação das áreas estava em conformidade com a legislação, contribuindo assim para a preservação dos ecossistemas naturais e para a melhoria da qualidade de vida das comunidades locais. Uma das ferramentas empregadas foi a tecnologia de drones, que possibilitou um monitoramento mais ágil e eficaz das áreas em questão.

“A operação de fiscalização na APA das Ilhas de Tinharé e Boipeba é mais um passo importante para garantir a preservação desse patrimônio natural e cultural, assegurando que as futuras gerações possam desfrutar da beleza e dos recursos naturais dessas ilhas. Ações como essa são fundamentais para garantir um equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental, promovendo um futuro mais sustentável para todos”, destacou Eduardo Topázio, Diretor de Fiscalização do Inema.

A SPU ficará responsável pelos encaminhamentos relacionados ao uso do solo pertencente à União, analisando possíveis ajustes nas concessões de terras e avaliando as implicações legais de eventuais não conformidades. Por outro lado, o Inema utilizará as informações coletadas durante a operação para determinar as medidas a serem adotadas em relação às questões ambientais, como possíveis infrações às leis de proteção ambiental.

Fonte / Foto: ASCOM INEMA

Related posts

Cultura movimenta R$ 230 bi e gera 7,4 milhões de empregos

Fulvio Bahia

Levantamento do Sinjorba vai identificar colegas que atuam no interior

Fulvio Bahia

Cinco países aderem a fundo para conservação de florestas tropicais

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais