CulturaFlica 2023

Flica 2023: A Feira Literária da Diversidade chegou ao fim neste domingo (29)

O Cortejo Cultural fechou a feira, seguindo o trajeto pelo porto até o Centro Histórico.

Uma festa que traduz toda a diversidade que a cidade de Cachoeira produz, assim foi a 11ª Feira Literária Internacional de Cachoeira – Flica 2023, que aconteceu de entre os dias 26 a 29.

Em seus quatro dias, a Flica, que trouxe o tema “Poéticas Afroindígenas no Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia”, promoveu um repertório rico, diverso e plural. Foi a celebração e busca pela preservação da cultura dos povos Afroindígenas, trazendo as tradições e conhecimentos para público.

Espalhados pela cidade, os espaços Tenda Paraguaçu, Geração Flica, Fliquinha, Casa do Governo, Biblioteca de Extensão, Espaço Audiovisual – Cine Alba, Hub Casa Preta, Casa do Patrimônio, Santa Casa Cultural, Casa dos Poetas, Casa dos Escritores Baianos, Academia Maçônica de Letras e Artes e Palco dos Ritmos receberam grandes públicos e trouxeram diversão, lazer, e acima de tudo, o respeito ao próximo e suas origens.

Além da presença do Governador Jerônimo Rodrigues, da Prefeita da cidade, Eliana Gonzaga, do Secretário de Cultura, Bruno Monteiro, da Secretária de Educação, Adélia Pinheiro e do Deputado Rosemberg Pinto, grandes nomes como Mestre Bule Bule, Tiganá Santana, Auritha Tabajara, Jean Wyllys, Ricardo Ishmael, do Quilombola Antônio Bispo dos Santos, o sociólogo guineense Miguel Marcos José de Barros  e Luciany Aparecida, muitos outros passaram pelas mesas e rodas de conversa.

Também marcaram presença com suas atividades a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos – SJDH, a Fundação Osvaldo Cruz – FIOCRUZ, o Sistema Único de Assistência Social – SUAS, Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela e o Serviço de Atendimento ao Consumidor – SAC.

Com o apoio institucional da Associação Brasileira de Imprensa – ABI, representada pela diretora de Cultura e Lazer Iara Cruz e o jornalista Fábio Costa Pinto, representante da entidade no estado da Bahia, a Flica 2023 , realizada pela Fundação Hansen Bahia (FHB) em parceria com a CALI – Cachoeira Literária, contou com a parceria da TV ALBA, da Prefeitura de Cachoeira, da LDM, livraria oficial, da CNA (prestadora oficial de conexão nos espaços Flica) e patrocínio da ACELEN, Teiú, Bahiagás, Governo do Estado da Bahia, Caixa e Governo Federal.

Imagem: Divulgação

Related posts

Jornada Literária: Studio Palma traz estrategista editorial Dany Sakugawa para encontro imersivo com escritores em Salvador

Fulvio Bahia

Espetáculo “Torre de Papel” de Andréa Elia com apresentação única

Fulvio Bahia

Museu do subúrbio de Salvador, Acervo da Laje representa o Brasil no MuseumFutures África promovido pelo Goethe-Institut em Moçambique

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais