O Cortejo Cultural fechou a feira, seguindo o trajeto pelo porto até o Centro Histórico.
Uma festa que traduz toda a diversidade que a cidade de Cachoeira produz, assim foi a 11ª Feira Literária Internacional de Cachoeira – Flica 2023, que aconteceu de entre os dias 26 a 29.
Em seus quatro dias, a Flica, que trouxe o tema “Poéticas Afroindígenas no Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia”, promoveu um repertório rico, diverso e plural. Foi a celebração e busca pela preservação da cultura dos povos Afroindígenas, trazendo as tradições e conhecimentos para público.
Espalhados pela cidade, os espaços Tenda Paraguaçu, Geração Flica, Fliquinha, Casa do Governo, Biblioteca de Extensão, Espaço Audiovisual – Cine Alba, Hub Casa Preta, Casa do Patrimônio, Santa Casa Cultural, Casa dos Poetas, Casa dos Escritores Baianos, Academia Maçônica de Letras e Artes e Palco dos Ritmos receberam grandes públicos e trouxeram diversão, lazer, e acima de tudo, o respeito ao próximo e suas origens.
Além da presença do Governador Jerônimo Rodrigues, da Prefeita da cidade, Eliana Gonzaga, do Secretário de Cultura, Bruno Monteiro, da Secretária de Educação, Adélia Pinheiro e do Deputado Rosemberg Pinto, grandes nomes como Mestre Bule Bule, Tiganá Santana, Auritha Tabajara, Jean Wyllys, Ricardo Ishmael, do Quilombola Antônio Bispo dos Santos, o sociólogo guineense Miguel Marcos José de Barros e Luciany Aparecida, muitos outros passaram pelas mesas e rodas de conversa.
Também marcaram presença com suas atividades a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos – SJDH, a Fundação Osvaldo Cruz – FIOCRUZ, o Sistema Único de Assistência Social – SUAS, Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela e o Serviço de Atendimento ao Consumidor – SAC.
Com o apoio institucional da Associação Brasileira de Imprensa – ABI, representada pela diretora de Cultura e Lazer Iara Cruz e o jornalista Fábio Costa Pinto, representante da entidade no estado da Bahia, a Flica 2023 , realizada pela Fundação Hansen Bahia (FHB) em parceria com a CALI – Cachoeira Literária, contou com a parceria da TV ALBA, da Prefeitura de Cachoeira, da LDM, livraria oficial, da CNA (prestadora oficial de conexão nos espaços Flica) e patrocínio da ACELEN, Teiú, Bahiagás, Governo do Estado da Bahia, Caixa e Governo Federal.
Imagem: Divulgação