CulturaLiteratura

FLITA 2024: Evento literário encanta público do Baixo Sul durante encontro cultural

Quarta edição do evento gratuito recebeu elenco de escritores e artistas 100% baianos

O puro dendê da literatura baiana esteve reunido nos últimos cinco dias no Baixo Sul da Bahia para a quarta edição da Festa Literária de Aratuípe (FLITA). O encontro cultural começou dia 27/11 e seguiu com extensa programação até ontem (1°/12). Sorrisos largos, aplausos calorosos e a energia contagiante marcaram mais uma edição da FLITA. “Por mais que pareça clichê, preciso dizer que finalizamos a FLITA em estado de encantamento. A FLITA se consolida como uma das maiores festas literárias do interior baiano. “Aqui promovemos a democratização do acesso ao livro e a leitura. O encantamento é uma ferramenta essencial para que nós possamos aspirar dias melhores, para a construção de novas possibilidades de existência. Um início repleto de magia, onde a literatura se uniu à celebração e aos sonhos de todos que acreditam no seu poder transformador”, definiu a curadora da FLITA, Meg Heloise.

Foram cinco dias de rodas de conversas com escritores, trocas e reflexões, manifestações culturais e artistas, música, teatro. A FLITA reuniu e inspirou professores, estudantes, secretário de Educação de Aratuípe e presidente da UNDIME-BA, Anderson Passos, da representante Territorial de Cultura do Baixo Sul Jhessy Coutinho e do prefeito no município e anfitrião do evento, Antônio Marcos Araújo, que destacou a importância da FLITA para o desenvolvimento cultural e educacional das cidades e para o fortalecimento da identidade regional. “A FLITA foi um deleite cultural,” resumiu o prefeito professor Tone, agradecendo a toda equipe da secretaria de educação que organiza o evento.

A FLITA tem como objetivo principal democratizar a literatura para todos, além de apresentar a magia dos livros para estudantes e educadores da Bahia. Um dos destaques da edição deste ano foi a participação da a autora Luciany, que já é veterana na FLITA e celebra a conquista recente do Prêmio São Paulo de Literatura 2024, com o livro Mata Doce. Outro momento esperado foi o encontro do jornalista e escritor Ricardo Ishmael, autor de seis livros infantis que trouxe para o público sua nova obra Por que as Nuvens Choram?, com vovó Cici.

Muitos encontros literários aconteceram também na FLITINHA, programação especial para crianças e adolescentes. Entre os escritores que se dedicam à literatura para as infâncias foram destaques Ionã Scarante, Deco Lipe, Márcia Mendes, que lançará o novo livro Os Cabelos de Voinha, Edilson Espínola, Barbara Ramos e Marcos Cajé.

Fonte: Frente & Verso Comunicação Integrada
Foto: Uelton Jesus

Related posts

Devotos iniciam as homenagens a Santo Antônio na capital baiana

Fulvio Bahia

Salvador mantém intensa programação cultural em seus equipamentos até o dia 31

Fulvio Bahia

Museu Brasileiro da Cannabis abre edital para expositores

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais