Quarta edição do evento cultural gratuito começou quarta-feira (27/12) e segue até domingo (01/12)
Um elenco que reúne o melhor da literatura com dendê da Bahia está em Aratuípe desde a última quarta-feira para a Festa Literária de Aratuípe (FLITA). O evento cultural gratuito, com o tema Literatura e Encantamento, começou dia 27/11 e segue até o dia 1° de dezembro. ”Sorrisos largos, aplausos calorosos e a energia contagiante marcaram a abertura da FLITA. Um início repleto de magia, onde a literatura se uniu à celebração e aos sonhos de todos que acreditam no seu poder transformador”, define a curadora do evento, Meg Heloise.
Com a participação de Rebeca Tárique como mestra de cerimônia, a abertura da FLITA contou com a presença do secretário de Educação de Aratuípe e presidente da UNDIME-BA, Anderson Passos, da representante Territorial de Cultura do Baixo Sul Jhessy e do prefeito no município e anfitrião do evento, Antônio Marcos Araújo, que destacou a importância da FLITA para o desenvolvimento cultural e educacional das cidades e para o fortalecimento da identidade regional. O Coral Afro da Bahia tomou conta do palco central do encontro na primeira noite da FLITA, trazendo canções marcantes, que abraçaram o público.
Já o segundo dia de FLITA foi marcado por “um profundo engajamento com as artes literárias, culturais e imaginativas, proporcionando ao público uma imersão em diversas formas de expressão e reflexão”, como descreve a curadora. A mesa com a escritora Edma de Góis foi mediada por Hilário Zeferino e aprofundou o conceito do encantamento como ferramenta de resistência e renovação e debateu o papel da literatura ao criar novas perspectivas para a vida cotidiana.
Na segunda mesa do dia, Calila das Mercês e Mario Omar, com mediação de Sandra Lis, compartilharam suas experiências pessoais e literárias, encantando a plateia com histórias de vida e encontros com a palavra. O diálogo girou em torno da oralidade, da tradição do “causo” e do poder da narrativa como um meio de preservação cultural. Durante a conexão FLITA, uma conversa envolvente com Nelson Maca, Cronista do Morro, com mediação de Felipe Di Melo. O bate-papo explorou a cena do Hip Hop na Bahia e refletiu sobre o papel da música e da poesia na construção de identidades e resistência nas periferias.
A FLITINHA, programação dedicada para o público infantil, teve início já no seu segundo dia de evento. As escritoras Nini Kemba Nayo e Paula Brito encantaram crianças e adultos com sessões de contação de histórias e suas narrativas criativas. O segundo dia de festa teve show de Cinho Sena, que trouxe a energia e autenticidade da música brasileira para o palco. Com um repertório repleto de músicas que ressoam com as tradições da cultura popular e da música contemporânea, Cinho Sena promoveu, com sua voz marcante, um momento de celebração coletiva. A apresentação, que envolveu ritmos contagiantes e letras carregadas de sentimento, foi aplaudida pelo público.
Tem mais programação hoje e no final de semana
A FLITA tem como objetivo principal democratizar a literatura para todos, além de apresentar a magia dos livros para estudantes e educadores da Bahia. Um dos destaques da edição deste ano é a participação da a autora Luciany, que já é veterano na FLITA e celebra a conquista recente do Prêmio São Paulo de Literatura 2024, com o livro Mata Doce. Outro grande momento esperado será o encontro doo jornalista e escritor Ricardo Ishmael, autor de seis livros infantis que apresenta ao público agora sua nova obra Por que as Nuvens Choram?, com a contadora de histórias milenares Nancy de Souza e Silva, conhecida como Vovó Cici de Oxalá. A mesa intitulada de Bahia: terra de encantados acontece no domingo (01/12), às 10 horas, no auditório Municipal Edvaldo Machado Boaventura.
Muitos encontros literários acontecerão também na FLITINHA, com a participação de estudantes das redes municipal e estadual do município em diversas apresentações e presença de escritores que se dedicam à literatura para as infâncias, a exemplo de Ionã Scarante, Deco Lipe, Márcia Mendes, que lançará o novo livro Os cabelos de Voinha, Edilson Espínola, Barbara Ramos e Marcos Cajé, que fará contação da história de Imani. “Ela é uma menina alegre e corajosa que vive no quilombo Rio da Lua e vê o mundo com olhos mágicos”, conta o autor que acaba de retornar da África para uma imersão para suas narrativas afrofantásticas.
Confira a programação:
SÁBADO- 30/11/2024
CONEXÃO FLITA
9h Sarau Poetas da terra
Estudantes dos anos finais do ensino fundamental da rede municipal, Osmadil, Edílson
Espínola e confrades.
11h Bate-papo 6 Corpo, representatividade e inclusão na literatura
Amanda Soares
Mediação: Deco Lipe
14h Bate papo 7 – Projeto Rota do Barro: Tradição e encantamento
Mestra Terezinha, Mauro Almeida (artesão ceramista) e Josemar (artesão ceramista)
Mediação: Milena Figueiredo
16h Terno de Reis de Jaguaripe
16h30min – Sarau Ocupação Cultural
ESCOLA M. LUCIANA GÓES
9h Lançamento de livros
Retalhos da vida, de Moacir Saraiva
No amassar do Barro: Livro-encontro com mestres ceramistas de Maragogipinho -BA, de
Joseane Costa Santana
9h40 Lançamento de livro
Fonte de Beber Água, de Cacau Novaes
Unguento, Anajara Tavares
10h Cineclube Kalunga BA
14h Lançamento de livros
A lagoa encantada, Edílson Espínola
14h30min Lançamento de Livro
A princesa Arany, Barbara Ramos
16h Cineclube Kalunga BA
AUDITÓRIO MUNICIPAL
10h00min – Mesa 5- Fabular é preciso: Entre o real e o ficcional na literatura
contemporânea
Lucyane Aparecida
Lívia Natália
Mediação: Samira Soares
15h00min – Mesa 6- O meu lugar na literatura
Edgard Abbehusen
Nankumpé Tupinambá e Deco Lipe
Mediação:Lorena Ribeiro
SÁBADO (01/12/2024)
FLITINHA
9h30min Contação de histórias – Jamile Menezes
10h Contação de histórias com Yalle Tárique
10h30min – Bate-papo 5- Literatura para as infâncias no Baixo Sul
Jamile Menezes
Ionã Scarante
Edilson Espínola
Barbara Ramos
Mediação: Juscy Souza
14h30 Contação de Histórias com Ionã Scrante
15h Lançamento de livros + Contação de histórias
Paula Anias
DOMINGO- 01/12/2024
CONEXÃO FLITA
9h Filarmônica Lira Ceciliana
AUDITÓRIO MUNICIPAL
10h00min- Mesa 7- Bahia: terra de encantados
Ricardo Ishmael
Vovó Cici
Mediação: Ludmila Singa
Fonte: Frente & Verso Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação