O Fundo Municipal de Previdência do Servidor de Salvador (Fumpres) anunciou que, em 2024, os cerca de 10 mil aposentados e pensionistas da Prefeitura de Salvador não precisarão realizar a prova de vida através do aplicativo Meu RPPS ou site. Isso porque o procedimento ocorrerá de forma automática, através do Sistema Nacional de Informações de Registro Civil (Sirc).
“Estamos sempre pensando em melhorias e comodidade para o nosso público. Nesse sentido, conquistamos a aplicação do Sirc para que se tornasse viável a não mobilização dos beneficiários, aposentados e pensionistas para a realização da prova de vida. Portanto, teremos prova de vida em 2024, seguindo o decreto 33.982/2021, mas será de forma automatizada”, explica o diretor da Fumpres, Daniel Ribeiro.
Anos anteriores – Aqueles que não realizaram a prova de vida ou recadastramento em 2023 devem regularizar a situação. A gerente de Previdência da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), Rosana Falcão, ressalta que é necessário realizar o procedimento sob pena de suspensão do benefício. Os aposentados e pensionistas que ainda não o fizeram podem encontrar as informações necessárias no site previdencia.salvador.ba.gov.br.
Os documentos necessários para recadastramento e prova de vida referente ao ano de 2023 são o documento de identificação com foto, comprovante de residência em nome do servidor com emissão de até 90 dias, declaração de benefício junto ao INSS, com emissão de até 30 dias, e extrato previdenciário ou CNIS com discriminação dos vínculos, com emissão de até 30 dias.
Fonte: SECOM PMS
Foto: Otávio Santos