BahiaCulturaFestejosGoverno do Estado

Funceb lança edital Diálogos Artísticos – Bicentenário da Independência da Bahia

As inscrições estão abertas até 21 de junho de 2023 no site da Funceb.

A Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Funceb/Secult-BA), lança o edital Diálogos Artísticos – Bicentenário da Independência da Bahia com o intuito de promover a celebração do Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, valorizando a história e a cultura do estado. O certame irá premiar 116 propostas artísticas de todos os territórios de identidade da Bahia.

A inscrição está aberta de 22 de maio a 21 de junho de 2023 no site da Funceb, através de preenchimento de formulário online; via postal, preferencialmente por Sedex, sempre com Aviso de Recebimento (A.R.) encaminhadas para Funceb conforme endereço informado no edital; ou ainda entregue presencialmente na instituição. As propostas devem tomar como eixo temático o marco histórico, desdobrando na representação do seu imaginário nos dias atuais.

Serão selecionados projetos artísticos, inéditos ou não, nas categorias: Bandeira Independente (Artes Visuais), Circulações Literárias Decoloniais (Literatura), e Iniciativas Artísticas I e II (Circo, Dança, Música e Teatro). Para este certame, o total de recurso disponível é de R$ 3 milhões.

Na primeira categoria, Bandeira Independente, serão aceitas propostas que apresentem releituras da bandeira nacional a partir da utilização de signos que remetam à Independência na Bahia, suas lutas e história.

Em Circulações Literárias Decoloniais podem se inscrever propostas de circulação e difusão literária baiana sob uma perspectiva de decolonialidade por meio dos formatos de CirculAÇÃO de Artistas da Palavra, Youtubers Literários ou Booktubers, e Influencers para a Literatura Baiana.

Já em Iniciativas Artistas I e II serão aceitas propostas diversas de criação, produção e difusão nas linguagens de circo, dança, música e teatro, nos quais atuem oito ou quatro integrantes, respectivamente, como ações performáticas, instalações, circulação de espetáculos, festivais, batalhas de dança, criação de textos dramáticos, apresentações e outras categorias indicadas no edital.

Mantendo o compromisso de promover a diversidade e inclusão em seus instrumentos, a Fundação Cultural garantirá, neste edital, a política de cotas, sendo 30% (trinta por cento) das vagas destinadas às cotas raciais (preto/a e pardo/a), 2% para cotas indígenas, 5% das vagas destinadas às pessoas com deficiência e indutores para identidade de gênero (Mulher Cisgênero, Mulher Transgênero, Homem Transgênero e Travesti).

Consulta Pública – De 22 a 29 de maio de 2023 está aberta Consulta Pública para indicações para composição das comissões de seleção do edital. O resultado da consulta estará disponível no site da Funceb até o dia 31 de maio.

Confira mais detalhes do edital e acesse o link de inscrição em www.fundacaocultural.ba.gov.br.  

Fonte: Ascom/Funceb
Foto: Arla Coqueiro

Related posts

Confira o funcionamento dos equipamentos da SDE durante os festejos de final de ano

Fulvio Bahia

Curso de Libras é oferecido a servidores da Sudesb para possibilitar atendimento inclusivo a público externo

Fulvio Bahia

Último dia de inscrições para o edital Makota Valdina que premiará projetos voltados à educação antirracista

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais