Os textos que tematizam fatos do Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, foram selecionados no Concurso para Escritores Escolares
Uma coletânea de textos selecionados na 7° edição do Concurso para Escritores Escolares foi lançado na versão digital. O E-book está disponível para ser baixado na Biblioteca Virtual Consuelo Pondé – bvconsueloponde.ba.gov.br
A obra contempla textos que tematizam fatos históricos dos 200 anos da Independência do Brasil na Bahia. Desde “Cordel do Bicentenário: heroínas da Independência” do estudante, Jairo de Jesus, à “Crônica de Julho”, do professor José Avelange. O livro digital de 197 páginas, conta com ilustrações de Rodrigo Miguez, Mariana Borges e Lilian Pimentel.
O diretor-geral da Fundação Pedro Calmon, Vladimir Pinheiro, destaca a importância da entrega: “Eis o gratificante resultado. O Concurso para Escritores Escolares, uma iniciativa da Diretoria do Livro e da Leitura da FPC, representa um dos projetos que melhor retrata a disseminação, a execução e aceitação das políticas públicas, com foco na juventude, voltadas para o livro e leitura no Estado.
O secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, enfatiza: os textos aqui reunidos traduzem o esforço do Governo da Bahia, por meio das secretarias de Cultura e da Educação, vem empreendendo em direção à consolidação da Bahia enquanto um Estado de leitores e escritores”.
Por sua vez, a secretária de Educação, Rowenna Brito, destaca a importância da publicação: A rede estadual da Bahia celebra mais uma publicação genuína dos espaços da educação. Vida longa para a produção literária feita pela comunidade escolar e despertadora de saberes e talentos dos nossos educandos e educadores”.
O Concurso para Escritores Escolares está em sua 7° edição e é uma realização da Fundação Pedro Calmon – FPC, através da Diretoria do Livro e da Leitura – DLL, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SECULT e da Secretaria de Educação do Estado da Bahia – SEC.
A iniciativa fomenta a descoberta, divulgação e oferta de novos talentos no cenário literário baiano, e tem como objetivo sensibilizar a comunidade escolar para a importância do conhecimento histórico no processo de formação da escrita e da leitura como prática libertária, de modo a estimular a criatividade, a reflexão e o aprofundamento desta habilidade para o domínio da língua; possibilitando, ainda revelar novos talentos e promover a integração entre as escolas do estado da Bahia.
Fonte / Imagem: Ascom FPC