CulturaEducaçãoLiteratura

Fundação Pedro Calmon lança E-book com textos de estudantes e professores da Rede Estadual

Os textos que tematizam fatos do Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, foram selecionados no Concurso para Escritores Escolares

Uma coletânea de textos selecionados na 7° edição do Concurso para Escritores Escolares foi lançado na versão digital. O E-book está disponível para ser baixado na Biblioteca Virtual Consuelo Pondé – bvconsueloponde.ba.gov.br

A obra contempla textos que tematizam fatos históricos dos 200 anos da Independência do Brasil na Bahia. Desde “Cordel do Bicentenário: heroínas da Independência” do estudante, Jairo de Jesus, à “Crônica de Julho”, do professor José Avelange. O livro digital de 197 páginas, conta com ilustrações de Rodrigo Miguez, Mariana Borges e Lilian Pimentel.

O diretor-geral da Fundação Pedro Calmon, Vladimir Pinheiro, destaca a importância da entrega: “Eis o gratificante resultado. O Concurso para Escritores Escolares, uma iniciativa da Diretoria do Livro e da Leitura da FPC, representa um dos projetos que melhor retrata a disseminação, a execução e aceitação das políticas públicas, com foco na juventude, voltadas para o livro e leitura no Estado.

O secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, enfatiza: os textos aqui reunidos traduzem o esforço do Governo da Bahia, por meio das secretarias de Cultura e da Educação, vem empreendendo em direção à consolidação da Bahia enquanto um Estado de leitores e escritores”.

Por sua vez, a secretária de Educação, Rowenna Brito, destaca a importância da publicação: A rede estadual da Bahia celebra mais uma publicação genuína dos espaços da educação. Vida longa para a produção literária feita pela comunidade escolar e despertadora de saberes e talentos dos nossos educandos e educadores”.

O Concurso para Escritores Escolares está em sua 7° edição e é uma realização da Fundação Pedro Calmon – FPC, através da Diretoria do Livro e da Leitura – DLL, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SECULT e da Secretaria de Educação do Estado da Bahia – SEC.

A iniciativa fomenta a descoberta, divulgação e oferta de novos talentos no cenário literário baiano, e tem como objetivo sensibilizar a comunidade escolar para a importância do conhecimento histórico no processo de formação da escrita e da leitura como prática libertária, de modo a estimular a criatividade, a reflexão e o aprofundamento desta habilidade para o domínio da língua; possibilitando, ainda revelar novos talentos e promover a integração entre as escolas do estado da Bahia.

Fonte / Imagem: Ascom FPC

Related posts

Sisu: inscrições terminam nesta quinta (25)

Fulvio Bahia

Auxílio Mais Futuro já está disponível para estudantes universitários

Fulvio Bahia

Salvador é a terceira cidade do Brasil que mais atrai eventos internacionais 

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais