Treinador começa nesta segunda-feira (4) os treinos para os dois amistosos em Fez; primeiro jogo será na quinta-feira (7).
Os jogadores da Seleção Brasileira Pré-Olímpica se apresentam nesta segunda-feira (4) em Fez para os dois amistosos contra o Marrocos. Os jogos marcam o início da preparação para a disputa do torneio classificatório dos Jogos Olímpicos. A competição será disputada em janeiro e apenas dois países do continente garantem vaga em Paris-2024. O Brasil é o atual bicampeão olímpico (Rio-2016 e Tóquio-2020).
Antes de embarcar, o técnico Ramon Menezes concedeu entrevista à CBF TV no museu da entidade. Ele falou sobre a preparação da equipe nos próximos meses e analisou os convocados.
A Seleção Brasileira Pré-Olímpica entra em campo na quinta-feira (7) e no dia 11, às 16h (horário de Brasília), para enfrentar a equipe do Marrocos Sub-23.
O treinador afirmou que vai montar um time criativo, que inspire o torcedor brasileiro, nos dois jogos na África.
“É o Brasil que transmita confiança principalmente para o torcedor, que o torcedor veja os jogos e se sinta representado dentro de campo pelos atletas que estão jogando. Com espírito, com atitude, com a entrega da alma, a criatividade, o improviso, isso aí é do futebol brasileiro”, finalizou.
Campeões Africanos
A seleção marroquina já está classificada para as Olimpíadas. No mês passado, conquistou a Copa das Nações Africanas. Para Ramon, começar a preparação da equipe com um adversário de alto nível é um fator muito positivo.
“Nada melhor do que já na primeira preparação ter esse tipo de enfrentamento. Isso é muito importante porque vamos ter poucas preparações. A qualidade do adversário sempre é muito relevante. Marrocos já está classificado para as Olimpíadas, foi campeão da Copa das Nações Africanas Sub-23 vencendo o Egito na final. Se trata de um adversário muito duro e vai ser um ótimo teste para a Seleção Brasileira.”
Ramon Menezes chega neste domingo (3) ao Marrocos
Créditos: Rafael Ribeiro / CBF
Sul-Americano sub-20 e Seleção Pré Olímpica
Ramon foi contratado em março do ano passado com a missão de classificar o Brasil para o Mundial sub-20. Sob o comando do treinador mineiro, o Brasil conquistou o título invicto do Sul-Americano da categoria. O Brasil não vencia o torneio há mais de uma década e estava fora do Mundial há duas edições.
“Nosso trabalho começou lá atrás, com algumas preparações para o Sul-Americano, que era o nosso objetivo aqui quando eu cheguei, já que a Seleção Brasileira Sub-20 esteve fora dessa competição em algumas edições. O Brasil não era campeão do Sul-Americano desde 2011 e a nossa responsabilidade era muito grande, mas trabalhamos muito para conquistar esse título e conseguimos.”
Com o título conquistado, Ramon entrou para a história ao vencer a competição como jogador, em 1991, e como técnico, em 2023. O técnico quer aproveitar a nova oportunidade para ter um bom desempenho no Pan-Americano, que acontece em outubro, e preparar a equipe em busca da classificação para os Jogos Olímpicos.
“Vamos fazer esse pré-olímpico, uma competição que a gente sabe que é uma competição muito difícil, uma competição que classifica apenas dois países sul-americanos e é lógico que o objetivo final é colocar o Brasil nas Olimpíadas.”
Equipe recheada de talentos
A convocação feita por Ramon teve uma grande variedade de talentos e um fato chamou a atenção: os 23 atletas convocados são de 20 clubes diferentes.
“Isso mostra a qualidade dos nossos jogadores espalhados pelo mundo todo. E a maioria desses atletas chega com histórico de seleção, apenas Igor Paixão e Bitello estão vindo pela primeira vez.”
Em relação ao futuro da seleção, o treinador reforçou que seu objetivo é conseguir mantê-la sempre competitiva.
“Um dos nossos trabalhos é oxigenar a Seleção Brasileira Principal. Esse é um dos nossos objetivos. A gente fica muito feliz quando vemos a ascensão de determinados jogadores. Jogadores que vimos aqui no futebol brasileiro, que trabalharam com a gente, e hoje estão na Europa, já estão encaminhados e traçando seu caminho nos clubes. Isso aí é gratificante pra todos nós.”
Fonte: ASCOM CBF
Fotos: Thais Magalhães/CBF