ArteCulturaPrefeitura Municipal de SalvadorSalvador

Galeria Mercado: espaço onde arte contemporânea e história se encontram completa um ano

O Mercado Modelo, um dos principais cartões-postais de Salvador, foi entregue à população completamente revitalizado no dia 10 de janeiro de 2024, e a sua Galeria Mercado, que fica no subsolo, foi inaugurada naquele mesmo dia. No local, estão instaladas a obra “Lágrimas”, do artista plástico Vinicius S.A, e a fotografia “Chocolate da Bahia”, da fotógrafa Amanda Tropicana. Na última sexta-feira (10), há exato um ano da abertura, os artistas bateram um papo com os visitantes.

A instalação de Vinicius tornou-se uma das principais atrações do espaço, que já registrou mais de 150 mil visitas de pessoas de mais de 40 países dos cinco continentes. Suspensa sobre o espelho d’água que permeia o subsolo do Mercado Modelo, a obra cria uma atmosfera prismática, com reflexos e luzes que parecem desafiar a gravidade. A ideia, segundo o artista, surgiu há 20 anos, inspirada por experiências pessoais vividas em meio à neblina na Chapada Diamantina.

“Desde criança, eu sempre fui curioso com materiais, como vidro e ferro. A primeira ‘lágrima’ surgiu quando entrei em uma nuvem, na Serra do Rio Preto, e vi o orvalho cobrindo tudo. Aquilo me inspirou a criar algo que capturasse a sacralidade da chuva e o impacto que ela tem tanto no ambiente urbano quanto no rural”, relembra Vinicius.

Para o artista, expor no subsolo do Mercado Modelo foi um marco em sua carreira. “Tudo o que imaginei para esta instalação aconteceu aqui. A galeria, com suas águas e iluminação pensada, criou uma mágica antigravitacional. Você olha e não sabe o que é chão ou o que é reflexo. Isso transformou o espaço em algo histórico e inesquecível.Fico feliz em saber que pessoas dos cinco continentes já passaram por aqui. É como rodar o mundo sem sair deste lugar tão simbólico”, celebra o artista.

Já a fotógrafa Amanda Tropicana trouxe à galeria um olhar que conecta o cotidiano urbano de Salvador com suas figuras icônicas. Sua fotografia “Chocolate da Bahia” retrata o músico de 81 anos que simboliza a essência cultural da cidade.  A fotógrafa também destaca a importância do espaço para a cidade.

“Quando soube que minha foto seria parte da galeria, foi uma realização profissional e pessoal. Minha família sempre viveu nas ruas de Salvador, e poder contar essas histórias através da fotografia é um presente. Ainda mais sabendo que o ‘Chocolate da Bahia’ pode ver, em vida, sua figura eternizada nesta galeria. O Mercado Modelo é um local carregado de história, e a galeria trouxe vida nova para o subsolo, que antes estava fechado. É um espaço que celebra a arte e a cultura local, conectando moradores e turistas com as histórias da Bahia”, comenta Amanda.

Desde sua inauguração, a Galeria Mercado tem se consolidado como um local que combina modernidade da arte contemporânea com o legado histórico da capital baiana. Para abrigar o espaço, a Prefeitura restaurou toda a estrutura das arcadas de pedra, recuperou o acesso ao subsolo e instalou um sistema de renovação do ar, além de criar ilhas de conforto climatizadas.

Essas intervenções oferecem ao público a chance de apreciar a beleza e a imponência do edifício, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Para Amanda Tropicana, o local é mais do que um espaço expositivo. “A galeria é um símbolo de como Salvador pode preservar sua história e, ao mesmo tempo, criar novas narrativas que dialogam com o mundo.”

Fonte: Secom PMS
Foto: Lucas Moura

Related posts

SineBahia oferece vagas de emprego em Salvador e RMS nesta segunda (8)

Fulvio Bahia

Confira o funcionamento dos órgãos municipais no feriado de Nossa Senhora da Conceição da Praia 

Fulvio Bahia

Teatro Gregório de Mattos recebe espetáculo “Palafitas” neste final de semana em Salvador

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais