O Mercado Modelo, um dos principais cartões-postais de Salvador, foi entregue à população completamente revitalizado no dia 10 de janeiro de 2024, e a sua Galeria Mercado, que fica no subsolo, foi inaugurada naquele mesmo dia. No local, estão instaladas a obra “Lágrimas”, do artista plástico Vinicius S.A, e a fotografia “Chocolate da Bahia”, da fotógrafa Amanda Tropicana. Na última sexta-feira (10), há exato um ano da abertura, os artistas bateram um papo com os visitantes.
A instalação de Vinicius tornou-se uma das principais atrações do espaço, que já registrou mais de 150 mil visitas de pessoas de mais de 40 países dos cinco continentes. Suspensa sobre o espelho d’água que permeia o subsolo do Mercado Modelo, a obra cria uma atmosfera prismática, com reflexos e luzes que parecem desafiar a gravidade. A ideia, segundo o artista, surgiu há 20 anos, inspirada por experiências pessoais vividas em meio à neblina na Chapada Diamantina.
“Desde criança, eu sempre fui curioso com materiais, como vidro e ferro. A primeira ‘lágrima’ surgiu quando entrei em uma nuvem, na Serra do Rio Preto, e vi o orvalho cobrindo tudo. Aquilo me inspirou a criar algo que capturasse a sacralidade da chuva e o impacto que ela tem tanto no ambiente urbano quanto no rural”, relembra Vinicius.
Para o artista, expor no subsolo do Mercado Modelo foi um marco em sua carreira. “Tudo o que imaginei para esta instalação aconteceu aqui. A galeria, com suas águas e iluminação pensada, criou uma mágica antigravitacional. Você olha e não sabe o que é chão ou o que é reflexo. Isso transformou o espaço em algo histórico e inesquecível.Fico feliz em saber que pessoas dos cinco continentes já passaram por aqui. É como rodar o mundo sem sair deste lugar tão simbólico”, celebra o artista.
Já a fotógrafa Amanda Tropicana trouxe à galeria um olhar que conecta o cotidiano urbano de Salvador com suas figuras icônicas. Sua fotografia “Chocolate da Bahia” retrata o músico de 81 anos que simboliza a essência cultural da cidade. A fotógrafa também destaca a importância do espaço para a cidade.
“Quando soube que minha foto seria parte da galeria, foi uma realização profissional e pessoal. Minha família sempre viveu nas ruas de Salvador, e poder contar essas histórias através da fotografia é um presente. Ainda mais sabendo que o ‘Chocolate da Bahia’ pode ver, em vida, sua figura eternizada nesta galeria. O Mercado Modelo é um local carregado de história, e a galeria trouxe vida nova para o subsolo, que antes estava fechado. É um espaço que celebra a arte e a cultura local, conectando moradores e turistas com as histórias da Bahia”, comenta Amanda.
Desde sua inauguração, a Galeria Mercado tem se consolidado como um local que combina modernidade da arte contemporânea com o legado histórico da capital baiana. Para abrigar o espaço, a Prefeitura restaurou toda a estrutura das arcadas de pedra, recuperou o acesso ao subsolo e instalou um sistema de renovação do ar, além de criar ilhas de conforto climatizadas.
Essas intervenções oferecem ao público a chance de apreciar a beleza e a imponência do edifício, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Para Amanda Tropicana, o local é mais do que um espaço expositivo. “A galeria é um símbolo de como Salvador pode preservar sua história e, ao mesmo tempo, criar novas narrativas que dialogam com o mundo.”
Fonte: Secom PMS
Foto: Lucas Moura