“É mais que uma obrigação nossa como poder público. É um gesto de respeito, humanidade e amor ao próximo”. Essa é a definição do vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, para o pacote de ações de cuidado, atenção e educação inclusiva para pessoas com deficiência, anunciado pelo governador Jerônimo Rodrigues na manhã deste sábado (6). “É um marco na história da Bahia na assistência à saúde das pessoas com autismo e no fortalecimento de políticas públicas para garantir direitos e inclusão”, comemorou o vice-governador após o evento.
Apenas em Salvador, mais 400 novas vagas foram abertas, neste sábado, “para atendimento imediato de pessoas com deficiência intelectual e autismo”, destacou o vice-governador. As vagas foram disponibilizadas em uma nova estrutura no Centro Estadual de Prevenção e Reabilitação da Pessoa com Deficiência (Cepred) e no Centro Especializado em Reabilitação das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid). Até então, a capacidade de atendimento do Governo do Estado na capital baiana para essa especialidade era de 1 mil pessoas.
No ato de hoje, o Governo do Estado também autorizou a construção de 16 novos Centros de Reabilitação em todo o estado e o cofinanciamento de outros 14 serviços municipais de reabilitação. “Respeitar a pessoa com deficiência não é apenas compreender sua condição e tratar com educação. Respeitar é acolher, cuidar, incluir e dar oportunidade. Respeitar é garantir direitos”, acrescentou Geraldo Júnior após evento realizado no Cepred.
No local do ato oficial, que também contou com a participação de diversos secretários de estado, vereadores e deputados estaduais e federais, acontece a Feira da Inclusão. Estão sendo oferecidos serviços odontológicos, oftalmológicos e de cidadania, como RG e emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.
Entre outras ações transversais do Governo do Estado, fazem parte do pacote anunciado hoje a criação e implementação de 10 centros de apoio pedagógico especializado (CAPE) no interior do estado e a contratação de 985 profissionais de suporte técnico em atendimento educacional especializado (AEE), por meio da Secretaria da Educação.
Fonte: ASCOM Geraldo Júnior
Foto: Divulgação