ArteCapacitaçãoCulturaSalvador

Goethe-Institut Salvador realiza evento gratuito “Mulheres e Cinema: Que Histórias Contar?”

O evento acontecerá dia 07 e terá a participação da roteirista Rita Santiago e das diretoras Clarissa Rebouças e Dayse Porto.

O Goethe-Institut Salvador-Bahia será o palco do evento “Mulheres e Cinema: Que histórias contar?”, que tem como objetivo debater o papel das mulheres no mundo do cinema. Com entrada gratuita, o evento acontecerá no dia 7 de novembro (terça-feira), às 18h, na sede do instituto, localizada no Corredor da Vitória.

A mesa de debate será composta pela diretora baiana e residente do Programa Vila Sul do Goethe-Institut, Clarissa Rebouças, assim como pela diretora Dayse Porto e a roteirista Rita Santiago. Elas compartilharão suas histórias e experiências na escrita de roteiros, oferecendo perspectivas sobre a indústria criativa, carreiras e o mercado cinematográfico.

“Além de conectarmos o programa de residência Vila Sul, com a participação de Clarissa, e o projeto ‘Minha Vida dá um Filme’ realizado pelo Goethe-Institut, com a presença de Rita Santiago, aproveitamos para convidar Dayse Porto, também roteirista e diretora, para esse bate-papo envolvendo as indústrias criativas, histórias e, principalmente, a mulher no cinema,” explica Leonel Henckes, Coordenador de Programação Cultural do Goethe-Institut Salvador-Bahia.

Participantes

Rita Santiago representou Salvador e toda a Bahia no programa “Minha Vida dá um Filme”, uma iniciativa online que ofereceu a 100 mulheres de 7 países América do Sul uma metodologia lúdica e colaborativa para desenvolver suas experiências pessoais, desafios e perspectivas únicas em narrativas audiovisuais. O projeto foi liderado pelo Goethe-Institut na América do Sul, em parceria com a Associação Venezuelana de Mulheres Cineastas e a startup WePlot. Atualmente, ela trabalha como assistente de sala de roteiro no Laboratório criativo do Clube do Pensamento, apoiado pela Netflix.

A diretora Clarissa Rebouças é residente do Programa Internacional de Residência Artística Vila Sul do Goethe-Institut Salvador-Bahia, através de uma cooperação com o CALQ – Conselho de Artes e Letras do Quebec. Ela dirigiu e escreveu diversos curtas-metragens que participaram de festivais nacionais e internacionais. Entre eles estão os premiados “Desvelo” (2012) e “Émergence” (2018). Clarissa também colaborou na escrita das séries de TV brasileiras “Santo Forte” e “Meu Irmão Nerd”. Atualmente, ela dedica-se ao seu projeto de longa-metragem, intitulado “Cine Ruby.”

Nascida em Cachoeira, Bahia, Dayse Porto é diretora e roteirista. Seu trabalho mais recente, o telefilme de ficção “Beleza da Noite,” realizado em parceria com Cecília Amado, foi exibido na TV Globo em Tela Quente e está disponível no Globoplay. Dayse também é roteirista e diretora de diversos outros projetos, incluindo o filme documentário “As Indígenas da Terra,” a série de programas de TV “Mulher com a Palavra,” a websérie “Histórias da Vida,” e o Especial Musical “As Ganhadeiras de Itapuã.”

Serviço:

Evento: “Mulheres e Cinema: Que histórias contar?”

Data: 7 de novembro, terça-feira, às 18h

Local: Galeria do Goethe-Institut Salvador-Bahia (Av. Sete de Setembro, 1809 – Corredor da Vitória)

Entrada Franca

Fonte: Darana RP
Foto: Divulgação

Related posts

Funceb lança catálogo de fotografias do Prêmio Pierre Verger no sábado (16)

Fulvio Bahia

Dramaturgia do Eu: Atrizes baianas realizam série de lives com reflexões profundas sobre peças teatrais

Fulvio Bahia

Gordinho da Favela sugere projeto de lei que institui dia da pessoa trancista em Salvador

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais