O evento acontecerá dia 07 e terá a participação da roteirista Rita Santiago e das diretoras Clarissa Rebouças e Dayse Porto.
O Goethe-Institut Salvador-Bahia será o palco do evento “Mulheres e Cinema: Que histórias contar?”, que tem como objetivo debater o papel das mulheres no mundo do cinema. Com entrada gratuita, o evento acontecerá no dia 7 de novembro (terça-feira), às 18h, na sede do instituto, localizada no Corredor da Vitória.
A mesa de debate será composta pela diretora baiana e residente do Programa Vila Sul do Goethe-Institut, Clarissa Rebouças, assim como pela diretora Dayse Porto e a roteirista Rita Santiago. Elas compartilharão suas histórias e experiências na escrita de roteiros, oferecendo perspectivas sobre a indústria criativa, carreiras e o mercado cinematográfico.
“Além de conectarmos o programa de residência Vila Sul, com a participação de Clarissa, e o projeto ‘Minha Vida dá um Filme’ realizado pelo Goethe-Institut, com a presença de Rita Santiago, aproveitamos para convidar Dayse Porto, também roteirista e diretora, para esse bate-papo envolvendo as indústrias criativas, histórias e, principalmente, a mulher no cinema,” explica Leonel Henckes, Coordenador de Programação Cultural do Goethe-Institut Salvador-Bahia.
Participantes
Rita Santiago representou Salvador e toda a Bahia no programa “Minha Vida dá um Filme”, uma iniciativa online que ofereceu a 100 mulheres de 7 países América do Sul uma metodologia lúdica e colaborativa para desenvolver suas experiências pessoais, desafios e perspectivas únicas em narrativas audiovisuais. O projeto foi liderado pelo Goethe-Institut na América do Sul, em parceria com a Associação Venezuelana de Mulheres Cineastas e a startup WePlot. Atualmente, ela trabalha como assistente de sala de roteiro no Laboratório criativo do Clube do Pensamento, apoiado pela Netflix.
A diretora Clarissa Rebouças é residente do Programa Internacional de Residência Artística Vila Sul do Goethe-Institut Salvador-Bahia, através de uma cooperação com o CALQ – Conselho de Artes e Letras do Quebec. Ela dirigiu e escreveu diversos curtas-metragens que participaram de festivais nacionais e internacionais. Entre eles estão os premiados “Desvelo” (2012) e “Émergence” (2018). Clarissa também colaborou na escrita das séries de TV brasileiras “Santo Forte” e “Meu Irmão Nerd”. Atualmente, ela dedica-se ao seu projeto de longa-metragem, intitulado “Cine Ruby.”
Nascida em Cachoeira, Bahia, Dayse Porto é diretora e roteirista. Seu trabalho mais recente, o telefilme de ficção “Beleza da Noite,” realizado em parceria com Cecília Amado, foi exibido na TV Globo em Tela Quente e está disponível no Globoplay. Dayse também é roteirista e diretora de diversos outros projetos, incluindo o filme documentário “As Indígenas da Terra,” a série de programas de TV “Mulher com a Palavra,” a websérie “Histórias da Vida,” e o Especial Musical “As Ganhadeiras de Itapuã.”
Serviço:
Evento: “Mulheres e Cinema: Que histórias contar?”
Data: 7 de novembro, terça-feira, às 18h
Local: Galeria do Goethe-Institut Salvador-Bahia (Av. Sete de Setembro, 1809 – Corredor da Vitória)
Entrada Franca
Fonte: Darana RP
Foto: Divulgação