O governador Jerônimo Rodrigues recebeu a visita de lideranças do município de Mata de São João, nesta segunda-feira (29), no Centro de Operações e Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, no Centro Administrativo da Bahia. Na ocasião, Jerônimo autorizou a Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs) e a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) a iniciarem o processo licitatório para a implantação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (Siaa) de Praia do Forte.
Reconhecendo as necessidades da população e o potencial da região litorânea pertencente ao município de Mata de São João para o turismo baiano e brasileiro, o governador Jerônimo Rodrigues destaca a importância da intervenção para o abastecimento de água. “A partir de amanhã, publico uma licitação da ordem de R$ 130 milhões pra que a gente possa, em dois anos, ter a oferta hídrica suprimida, não só no eixo de turismo da Praia do Forte, mas em todas as comunidades do entorno. Teremos aí 45 dias de licitação, depois uma obra de dois anos e a gente vai ter água garantida pra essas comunidades, tanto pra quem mora ali quanto pra quem faz turismo”, sinaliza ele, enfatizando que, durante a execução da obra, a Embasa estará determinada a suplementar o abastecimento com carro-pipa e outras ações que se fizerem necessárias.
Com um investimento total de pouco mais de R$ 130 milhões, o projeto visa melhorar o acesso à água potável dos moradores e visitantes de Praia do Forte e fortalecer o sistema de abastecimento na região. A autorização marca a primeira etapa do projeto, com intervenções abrangentes, como a modificação da captação de água bruta no Rio Pojuca e a implantação de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) em Sapiranga, no município de Mata de São João.
A secretária de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Larissa Moraes, lembra o quanto o investimento reflete a visão estratégica do Governo em promover o bem-estar da comunidade, contribuindo para a melhoria da infraestrutura hídrica na região. “A gente não abastece somente a região de Praia do Forte, Imbassaí, mas, sim, toda a Mata de São João, chegando a Camaçari e Dias d’Ávila também. Então, esse projeto que o governador assinou hoje é de suma importância para a Bahia. Vamos acrescentar no turismo, além de promover a geração de emprego, renda e, claro, abastecimento hídrico”, pontua a gestora da pasta.
Em um modelo diferenciado de contração para a implementação de sistemas de abastecimento de água, a proposta da licitação, que tem previsão de publicação no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (30), apresenta uma parceria público-privada. O presidente da Embasa, Leonardo Góes, explica como se dará a prestação de serviço: “a Embasa loca esse ativo a uma empresa privada que faz os investimentos, por meio de recursos do mercado, constrói a obra e a Embasa aluga durante 12 anos e, depois, recebe esse ativo. É uma forma de ganhar velocidade, não impacta os recursos da empresa naquele ano nem na sua capacidade operacional, além de estabelecer uma parceria com o privado”.
Fonte: SECOM GOVBA
Foto: Mateus Pereira