Bienal do Livro 2024Cultura

Governo da Bahia homenageia Mestre Bule Bule na Bienal do Livro

O Governo do Estado estará presente na Bienal do Livro Bahia com estande e programação especial, incluindo homenagem ao Mestre Bule Bule, expoente da cultura popular. A Bienal acontece entre os dias 26 de abril e 1º de maio, em Salvador. O evento é apresentado pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura (Secult-BA), através da Fundação Pedro Calmon (FPC), da Secretaria de Educação (SEC), e do programa Fazcultura.

Com quase 60 anos de carreira, como repentista, cordelista, sambador, compositor, cantador e poeta, Bule Bule é o nome artístico de Antônio Ribeiro da Conceição, baiano, natural de Antônio Cardoso, figura emblemática da cultura popular, conhecido como o maior repentista da Bahia, tem mais de 100 títulos publicados, oito discos e dois DVDs gravados. Durante sua trajetória, o artista recebeu várias premiações como forma de reconhecer suas contribuições à cultura do Brasil.

Mestre Bule Bule – Foto: Divulgação

Durante a Bienal do Livro Bahia, Bule Bule estará presente todos os dias, participando da programação dedicada ao artista, que inclui Lançamento do Livro ‘Cordéis Antológicos’, palestras, sarau, rodas de leitura e apresentação musical. Para Paulo Azevedo, filho do Mestre Bule Bule, a homenagem é representativa no reconhecimento da obra do artista, num espaço tão importante como a Bienal do Livro, e também para o fortalecimento da cultura popular.

“Essa homenagem é motivo de muito orgulho para a nossa família, pois marca a materialização de algumas vitórias, diante alguns desafios na saúde do meu pai. Poder celebrar e entregar o que ele mais ama fazer, que é estar com o público, falando da cultura popular, de repente, viola, samba rural, marca a nossa história, num evento grandioso, um espaço democrático que o Governo do Estado e os parceiros estão trazendo para a Bienal. Que a cultura popular esteja cada vez mais presente nesse espaço, é por isso que seguimos lutando”, enfatizou Azevedo.

Mestre Bule Bule – Foto: Divulgação

O Secretário de Cultura do Estado da Bahia, Bruno Monteiro, destacou a importância da homenagem ao Mestre Bule Bule, num momento tão fundamental para a cultura. “Mestre Bule Bule é uma preciosidade da cultura baiana; da cultura de repentistas e cordelistas; e da cultura popular brasileira. Porque o trabalho que ele vem desenvolvendo, ao longo de quase 60 anos de carreira, é um trabalho que reverbera e espelha aquilo que há de mais profundo das nossas tradições. Nós, do Governo do Estado, estamos muito felizes de poder homenageá-lo nesse momento tão fundamental de fortalecimento da cultura e num espaço que guarda a grandiosidade e importância a altura do que o trabalho de Bule Bule merece. É uma maneira muito singela de retribuir todo o talento e dedicação por ele devotado à cultura do nosso estado”, enfatizou Monteiro.

Mestre Bule Bule na Bienal

26/04 – às 15h Lançamento do livro – Cordéis Antológicos do Mestre Bule Bule (Stand)
27/04 das 17h às 18h – Palestra Cantada – O Cordel Mora Vizinho à Casa do Cantador (Auditório)
28/04 das 17h às 18h – Sarau Orixás em Cordel (Stand)
29/04 das 17h às 18h – Roda de Leitura: Valentes de Bule Bule (Stand)
30/04 das 17h às 18h – Roda de Leitura: Rodolfo Coelho Cavalcante, Castro Alves e Outros Temas em Cordel (Stand)
01/05 das 16h às 17h – Chulas, tiranas, licutixo e cantigas de roda (Stand)

Governo da Bahia na Bienal do Livro

O estande do Governo do Estado na Bienal conta com espaço para as Editoras de Livros da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs Editora); Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Edições Uesb); Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (EDUFRB); e Universidade Estadual de Santa Cruz (Editus).

Além disso, a estrutura dispõe de sala de podcast, sala vip e Estante Solidária, voltada para professores escritores. O Governo da Bahia também vai promover programação exclusiva no auditório do Centro de Convenções.

Fonte: Ascom/FPC
Foto: Divulgação

Related posts

CAIXA Cultural lança exposição fotográfica em homenagem ao Bicentenário da Independência

Fulvio Bahia

Escritor Anderson Shon faz pré-lançamento de “Onde Mora a Poesia”, seu mais novo livro, na FLICA 2024

Fulvio Bahia

Exposição coletiva ”Tributo a Elizabete Actis” prossegue até março na TV Pelourinho

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais