BahiaGoverno do EstadoMeio AmbienteSustentabilidade

Governo da Bahia promove painel sobre impacto do Projeto Bahia + Verde durante I Fórum Nordeste de Economia Circular

Dando continuidade à programação do I Fórum Nordeste de Economia Circular (Fnec), que acontece no Museu Geológico da Bahia, em Salvador, o Governo do Estado promoveu o painel “Semeando esperança e preservando a biodiversidade: o impacto do Projeto Bahia + Verde”, na manhã desta sexta-feira (24). Apresentado pelo secretário estadual do Meio Ambiente, Eduardo Sodré, e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ângelo Almeida, a mesa discutiu, também, a elaboração de Planos Regionais de Proteção de Espécies Ameaçadas de Extinção, regeneração dos estoques de carbono, proteção de mananciais e desenvolvimento de plataforma de Monitoramento Integrado com uso de Inteligência Artificial, que faz parte dos objetivos do programa.

Com um conceito inovador, a economia circular reorienta a dinâmica de produzir, consumir e gerir resíduos. “Tem que se conversar sobre economia circular. A origem do produto, como vai se pensar ele, desde o seu design, preocupado não com o filho dele, mas com a sustentabilidade, com a integração dele à natureza, regenerar a natureza, e a gente construir ferramentas baseadas na inteligência humana, de superar essas dificuldades que nós encontramos”, explicou o secretário Angelo Almeida.

Para o secretário Eduardo Sodré, o Projeto Bahia + Verde coloca o cenário do meio ambiente em lugar de relevância. “A gente está a poucos dias de ter a Conferência da Nação Unida sobre as Mudanças Climáticas, em Dubai [Emirados Árabes], em que a gente vai estar presente, mas trazemos isso para perto, para que a população se sinta parte, entenda que as ações que elas fazem hoje vão ter impacto no futuro. A gente fala de resíduos sólidos, de catadoras e catadoras, de preservação, de acesso à água, de alimentação saudável. Então, a importância disso é todos se sentirem atores e parte desse processo de economia que a gente vive hoje”, declarou. O painel contou, também, com a participação do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, André Joazeiro, além da presença de outros gestores públicos e de membros da sociedade civil organizada. 

Sobre o Fnec

Com o propósito de pensar desafios, necessidades e oportunidades de promover e possibilitar modelos econômicos circulares que impactem de forma transversal toda a região Nordeste com resultados positivos para todo o território nacional, o Fnec nasce como evento calendarizado, para promoção de encontros anuais. Conta com programação abrangente e diversa, voltada para o aprofundamento reflexivo e discursivo sobre economia circular e suas possibilidades regenerativas para construção de futuros mais abundantes, promissores e rentáveis, com foco no desenvolvimento das habilidades comportamentais, técnicas e intelectuais que possibilitem mudanças estruturais para a efetivação de desenvolvimentos socioculturais sustentáveis.

O Fnec tem co-realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), em parceria com o movimento Reinventando Futuros e o Instituto IDI. O evento é gratuito e termina neste sábado (25); a programação completa está disponível site nordesteeconomiacircular.com.br.

Fonte: SECOM GOVBA
Foto: Feijão Almeida / GOVBA

Related posts

Servidores estaduais já podem solicitar informe de rendimentos por whatsapp

Fulvio Bahia

Formação dos profissionais de Comunicação e IA desafia a Comunicação Pública

Fulvio Bahia

Matrícula 2024: Estudantes do Ensino Médio já podem solicitar a vaga pela internet

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais