ArtesanatoBahiaEconomiaGoverno do Estado

Governo do Estado lança II Fenaba e I Festival do Artesanato Baiano Indígena

O Governo do Estado, por meio da Coordenação de Fomento ao Artesanato da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), realiza, na próxima segunda-feira (16), o lançamento do II Festival Nacional de Artesanato na Bahia (Fenaba) e I Festival do Artesanato Baiano Indígena, previstos para abril e julho de 2025, respectivamente. A solenidade será na Casa Artesanato da Bahia (Largo do Porto da Barra), a partir das 16h.

O evento reunirá artesãos (ãs), representantes indígenas, parceiros e autoridades. Na ocasião, haverá a entrega de certificados a 30 artesãs participantes do curso ‘Criando Moda com as Crocheteiras de Salvador’, voltado à moda artesanal.

II Fenaba

O II Festival Nacional de Artesanato na Bahia (Fenaba) ocorrerá no período de 24 a 27 de abril de 2025, na Arena Fonte Nova. A expectativa é a de superar os números da primeira edição, realizada em maio de 2024, quando um público de mais de 30 mil pessoas compareceu ao festival, movimentando em torno de R$ 2 milhões em comercialização nos segmentos do artesanato, design, moda e gastronomia.

Foto: Ricardo Filho/Setre Bahia

Durante o lançamento, serão apresentadas as propostas para o II Fenaba visando à ampliação das vendas e das redes de negócios entre artesãos (ãs) e lojistas, além de ações para o intercâmbio cultural entre trabalhadores do setor. Em 2024 o evento contou com espaços para mestres artesãos (ãs), as 20 Rotas do Artesanato Baiano e expositores de outros nove estados. Na parte artística e cultural, ocorreram cerimônias indígenas e shows musicais como o de Paulinho da Viola e Mariene de Castro.

O II Fenaba acontece em parceria com as secretarias do Turismo (Setur), da Cultura (Secult),de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), além da Federação das Associações de Artesanato do Estado da Bahia (Faaeb), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae),  Serviço Social do Comércio (Sesc), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA).

Festival do Artesanato Baiano Indígena

Já o 1º Festival do Artesanato Baiano Indígena acontecerá entre 17 e 20 de julho de 2025 e contará com a presença de 32 povos das quatro macrorregiões do Estado, em local a ser divulgado. Além de serviços gratuitos e cadastro de artesãos (ãs) indígenas, ocorrerão atividades como Feira de Artesanato, Festival Gastronômico, painéis, exposições, visitas guiadas, rodas de conversas, shows e atividades culturais. Também estão previstas rodadas de negócios entre lojistas e artesãos (ãs) indígenas.

Foto: Ricardo Filho/Setre Bahia

O objetivo do festival é promover a inclusão socioprodutiva e a geração de renda de artesãos (ãs) indígenas baianos, que utilizam matéria-prima como sementes e cocos, penas de animais, fibras naturais de cipós, piaçava, palmeira do licuri, madeira e argila para peças como trançado de fiada e tecida em aiós, cerâmica Kiriri, maracas, arcos e flechas, apitos e colares, adornos corporais, instrumentos musicais.

O 1º Festival do Artesanato Baiano Indígena é uma parceria da Setre, por meio da CFA e Superintendência de Economia Solidária e Cooperativismo (Sesol), com a Setur, Secult, Sepromi, por meio da Superintendência de Políticas Para Povos Indígenas, além da Federação Indígena das Nações Pataxó e Tupinambá do Extremo Sul da Bahia (Finpat), Movimento Unido dos Povos Indígenas da Bahia (Mupoiba) e prefeituras dos municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália.

Fonte: Ascom/Setre
Foto: Ricardo Filho / Setre

Related posts

Em Salvador, Jerônimo participa de ato em defesa da democracia que relembra ataques golpistas de 8 de janeiro

Fulvio Bahia

Planserv anuncia que não há limites para os atendimentos de urgência e emergência

Fulvio Bahia

Estado convoca mais 747 professores e coordenadores pedagógicos aprovados em concurso público

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais