BahiaGoverno do EstadoTrabalho

Governo do Estado lança Rede da Agenda Bahia do Trabalho Decente para atuar nos 27 territórios de identidade

O Governo do Estado lança, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), a Rede da Agenda Bahia do Trabalho Decente, na próxima sexta-feira (21), às 9h, na sede da Superintendência Regional do Trabalho (SRT). A Rede visa fortalecer e difundir os princípios da Agenda Bahia do Trabalho Decente (ABTD) nos 27 territórios de identidade do estado para melhor prevenir e combater o trabalho análogo ao escravo e outras violações ao trabalho digno.

A partir de agosto começam as mobilizações nos territórios de identidade para a formação de Núcleos da ABTD e discussão do tema nas diversas regiões a fim de subsidiar propostas de políticas públicas de promoção do trabalho decente, atualização do Plano Nacional e Estadual de Emprego e Trabalho Decente, além da elaboração de planos territoriais, considerando as realidades regionais.

A Setre elaborou uma cartilha com conceitos básicos e orientações para distribuição nos territórios durante as mobilizações, que devem reunir representações da sociedade civil, de órgãos governamentais, trabalhadores (as), empregadores (as) e parceiros que atuam e contribuem para a prevenção e erradicação do trabalho indigno.

A Agenda

Em 15 anos de atuação, a ABTD promoveu ações de valorização e qualificação profissional com apoio de instrumentos como o Fundo de Promoção do Trabalho Decente (Funtrad), que investiu aproximadamente R$ 32 milhões em projetos de valorização do trabalho, a exemplo de iniciativas em parceria com cooperativas de catadores de materiais recicláveis e projetos de inclusão produtiva para trabalhadores egressos de trabalho análogo ao escravo ou em situação de vulnerabilidade social.

“A Bahia foi o primeiro estado subnacional a aderir à construção de uma agenda proposta pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), mas a crescente precarização no mundo do trabalho e as denúncias de violação de condições dignas de trabalho indicam a necessidade de avançarmos e mobilizarmos toda a sociedade”, diz o secretário da Setre, Davidson Magalhães.

A Agenda Bahia do Trabalho Decente define nove eixos prioritários de atuação: erradicação do trabalho análogo ao escravo; erradicação do trabalho infantil; segurança e saúde do trabalhador; promoção da igualdade da pessoa com deficiência; promoção da igualdade de gênero e raça; serviço público; juventude; trabalho doméstico; empregos verdes. Esses eixos são referência para a elaboração de políticas públicas.

Fonte: Ascom/Setre
Foto: Elói Corrêa

Related posts

Nova linha do BRT entrará em operação a partir deste sábado (30)

Fulvio Bahia

Detran-BA inova com totem artístico de 800 kg para promover segurança no trânsito

Fulvio Bahia

Prefeitura de Ourolândia cancela festa de Santo Antônio

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais