BahiaFiscalizaçãoGoverno do EstadoTrabalho Escravo

Governo do Estado lança Rede da Agenda do Trabalho Decente para combater trabalho análogo à escravidão na Bahia

Na manhã desta sexta-feira, 21 de julho, o Governo do Estado deu um mais um passo na luta pelo trabalho digno com o lançamento da Rede da Agenda Bahia do Trabalho Decente (ABTD). A iniciativa pretende difundir nos 27 territórios de identidade da Bahia, estratégias de enfrentamento de violações aos direitos dos trabalhadores. O evento de lançamento ocorreu na sede da Superintendência Regional do Trabalho (SRT) e contou com a presença do vice-governador Geraldo Júnior, além de outras autoridades, sindicalistas e representantes da sociedade civil.

Para Geraldo Júnior, a transversalidade das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado para que a pauta seja cumprida é um dos diferenciais que vão garantir o sucesso da ação. “A Agenda Bahia do Trabalho Decente é executada para trabalhadores e trabalhadoras, para quem está na ponta, para o trabalhador da zona urbana, o trabalhador da zona rural, ter a certeza que não é um privilégio, é sim uma garantia constitucional. É uma garantia fundamental estabelecer a boa prática, estabelecer os bons costumes e dar a esses trabalhadores e trabalhadoras condições de trabalho, condições de excelência”, disse.

Até dezembro, serão realizadas 13 mobilizações nos territórios de identidade do estado para a formação de Núcleos da ABTD e discussões sobre o tema em diversas regiões. Essas ações procuram contribuir com propostas de políticas públicas de promoção do trabalho decente, atualizar o Plano Nacional e Estadual de Emprego e Trabalho Decente e elaborar planos territoriais que levem em consideração as realidades regionais.

“Hoje a Agenda avança para a capilarização, que é exatamente levar a pauta da agenda, que é uma agenda, eu diria, global até, de trabalho decente, para as 27 regiões da Bahia. Então é um lançamento importante, representa um avanço na busca do trabalho em condições dignas, em condições decentes”, ressaltou o ministro do Tribunal Superior do Trabalho Alberto Balazeiro.

O titular da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Davidson Magalhães, ressaltou a importância da ação promovida pela pasta para a elaboração de políticas públicas que beneficiem a comunidade em vulnerabilidade social em todo o estado. “A criação da ABTD é um avanço pioneiro e muito importante para proteger os direitos trabalhistas e garantir oportunidades dignas para todos os cidadãos baianos. Com essa iniciativa, buscamos criar um ambiente mais justo e igualitário, onde o trabalho seja valorizado e respeitado, e onde o trabalho análogo à escravidão e outras formas de exploração sejam erradicados de uma vez por todas”, afirmou.

Creuza Oliveira, representante do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos da Bahia (Sindoméstico), destacou que o lançamento é uma oportunidade para que a sociedade una esforços para eliminar práticas degradantes. “Precisamos trabalhar juntos para construir um cenário onde todos tenham acesso a condições dignas, especialmente as mulheres negras, que ainda vivem em situação de desigualdade, de violações dos seus direito”.

A Rede da Agenda Bahia do Trabalho Decente promete ser uma importante ferramenta na busca por um futuro com mais justiça social e igualdade de oportunidades. Com a colaboração e o engajamento de diversos setores da sociedade, espera-se que a iniciativa possa efetivamente transformar a realidade do trabalho no estado, garantindo que todos os cidadãos sejam respeitados em sua dignidade e tenham acesso a oportunidades condizentes com seus direitos e talentos.

Fonte: SECOM GOVBA
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Related posts

Cittamobi e CCR Metrô Bahia anunciam parceria inédita para melhorar a experiência dos passageiros do transporte público em Salvador 

Fulvio Bahia

Cerveja de Umbu produzida pela agricultura familiar da Bahia será distribuída para todo o Brasil, em parceria com a Ambev

Fulvio Bahia

Olodum realiza aula pública de percussão neste sábado (22) em Salvador

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais