BahiaCarnaval

Governo do Estado realiza simulação com múltiplas vítimas para verificar eficácia dos atendimentos do HGE durante o carnaval de 2023

Simulação preparativa para o carnaval envolveu 120 profissionais.

Em menos de dez minutos, o estacionamento coberto do Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, pode se transformar em um centro de emergência com capacidade para atender mais de 40 pessoas. Nesta quarta-feira (8), o Centro de Múltiplas Vítimas foi testado em uma simulação preparativa para o carnaval, que envolveu 120 profissionais, entre estes, 70 trabalhadores da equipe composta por médicos, enfermeiros, auxiliares e o corpo administrativo da unidade de saúde.

O vice-governador, Geraldo Junior, acompanhou o treinamento ao lado da secretária da Saúde, Roberta Santana e ressaltou a importância da ação a poucos dias do carnaval. “É mais uma ação do Governo do Estado para a estruturação desse que é o maior evento de rua do planeta. Uma ação muito importante para que possamos dar, caso necessário, um atendimento rápido e de excelência a quem precise durante a festa”.

O diretor médico do HGE, Marcos Almeida, destaca que, em caso de acidentes, o paciente terá à disposição tudo que uma sala de emergência oferece. “O espaço é equipado com toda a infraestrutura de oxigênio, rede elétrica e demais características de uma emergência hospitalar. Ele pode ser posto em atuação em qualquer época do ano e o carnaval é um foco por ser uma festa de grandes proporções, com grande quantidade de pessoas nas ruas, e passiva de acontecer um incidente que possa envolver múltiplas vítimas”.

Simulação

A ação começou com a simulação de um incêndio na casa de máquinas de um mini trio elétrico no Circuito da Barra, resultando em múltiplas vítimas de queimadura e outros traumas, que foram transportadas até a área do hospital. No local, passaram por uma triagem e foram encaminhadas rapidamente para as áreas verde, amarela e vermelha, identificadas e adequadas à gravidade dos ferimentos. Participaram vinte personagens, ambulâncias do Samu 192 e do Salvar, motolâncias e cerca de 70 profissionais do HGE.

Criação

O projeto surgiu a partir da troca de experiências entre baianos e alemães, nas preparações para a organização da Copa do Mundo. Especialistas das secretarias da Saúde de estados de Berlim e Frankfurt, bem como o corpo de bombeiros da cidade de Stuttgart, auxiliaram na concepção do projeto.

O Centro de Múltiplas Vítimas foi acionado uma vez, no dia 24 de agosto de 2017, quando ocorreu um acidente com um barco em Mar Grande. Após o acionamento do protocolo de emergência, em poucos minutos, o estacionamento da unidade se transformou em mais um núcleo de atendimento do hospital, com toda a infraestrutura necessária, a exemplo de macas, monitores, cardioversores e rede de gases. Apesar da mobilização, não foi necessário utilizar a infraestrutura.

Fonte: SECOM GOVBA
Foto: Antônio Queirós

Related posts

Campanha de doação de sangue da Festa de Santa Dulce começou na última quinta-feira (03), com ingressos para futebol e shows, e vai até o dia 13

Fulvio Bahia

SAC Solidário leva música para o público e arrecada 1,2 tonelada de alimentos para o programa Bahia Sem Fome

Fulvio Bahia

Segundo dia do 10° Congresso da União de Estudantes, na Uesc, em Ilhéus, conta a presença do governador

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais