BahiaGoverno do EstadoInvestimentosMetrôMobilidade UrbanaTransporteTransporte Público

Governo entrega Estação Águas Claras do Metrô Salvador-Lauro de Freitas

Estação, que conclui o tramo 3 da Linha 1, tem acesso gratuito até o dia 1º de janeiro

A Estação Águas Claras do Sistema de Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas foi oficialmente inaugurada nesta terça-feira (26), marcando o início da circulação dos trens na região, entre a Avenida 29 de Março e a BR-324, vital conexão da capital baiana com outros grandes centros econômicos do país. Além da entrega da estação, que conclui o chamado ‘tramo 3’ da Linha 1 do sistema metroviário, o Governo do Estado também inaugurou o novo terminal de ônibus de Águas Claras, conectado ao sistema metroviário, com linhas municipais e metropolitanas.

O governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado do chefe da Casa Civil, Rui Costa, do vice-governador, Geraldo Júnior; além de secretários estaduais e outras autoridades, fez a viagem inaugural, saindo da Estação Pirajá.  “Chegaremos com essa estação a quase meio milhão de pessoas transportadas durante o ano, e todas essas pessoas vão ganhar mais tempo. Com essa entrega, encerramos um ciclo que garante modernidade, agilidade e segurança no transporte de massa”, apontou Jerônimo.

Comodidade e integração

O Tramo III expande os serviços já aprovados pelos baianos, proporcionando uma integração essencial entre os diversos modais de transporte na cidade e seus arredores, contemplando áreas densamente povoadas. Keyla Santana, moradora de Águas Claras, expressou sua animação com as melhorias: ‘Agora a gente tem mais comodidade para se locomover, é um alívio porque a cidade está muito congestionada. Além disso, andar de metrô sempre dá uma sensação de mais segurança. Outra coisa boa é a velocidade, pois podemos chegar nos nossos compromissos bem mais rápido”.

A nova estação de Águas Claras começa a operar ainda nesta terça, pela tarde, de forma assistida, com acesso gratuito até o dia 1º de janeiro de 2024, exclusivamente no trecho Águas Claras e Campinas/Lapa. A estrutura conta com três pavimentos, cinco escadas rolantes e três elevadores, salas técnicas de sinalização, telecomunicação, gerador, baterias e subestação auxiliar, primeiros socorros, almoxarifado, vestiário, transmissão de dados e bicicletário.

As obras, realizadas pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), representaram um investimento de R$ 518 milhões para a Estação Águas Claras e R$ 72 milhões para o Terminal de Integração. Essa expansão de cinco quilômetros na Linha 1 do metrô atende à demanda crescente de transporte na região, beneficiando a população que entra ou sai da capital baiana. Com a inauguração, o metrô passa a ter uma extensão total de 38 quilômetros, abrangendo as Linhas 1 e 2, e atendendo aproximadamente 340 mil passageiros por dia.

Conforme o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o Governo da Bahia segue trabalhando para a ampliação da Linha 1 e inscreveu projetos para novas estações no Campo Grande e na Barra. “Hoje estamos muito felizes. O Governo Federal está presente neste projeto desde o início, lá atrás, em 2012, e até hoje mantemos presença que pode ser ampliada conforme os anúncios dos projetos inscritos no Novo PAC, que serão determinados a partir de janeiro”.

Terminal

O Terminal de Integração de Águas Claras foi projetado em consonância com o Boulevard de acesso da Estação Águas Claras e a nova passarela da Avenida 29 de Março. Ônibus urbanos e metropolitanos começam a operar no dia 2 janeiro.

O equipamento possui 32 baias de operação de ônibus e 30 vagas de estoque, além de área reservada para usuários de táxi, carro de aplicativos e moto táxis; salas administrativas, salas técnicas operacionais, guaritas e equipamento de apoio aos motoristas; cinco totens com 10 tomadas para carregamento rápido e simultâneo de ônibus elétricos; e Wi-Fi de alta densidade.

Ana Cláudia Nascimento, presidente da CTB, ressaltou os benefícios do Tramo III para a mobilidade urbana de Salvador, afirmando que “é uma obra que contribui para a redução do tráfego, melhoria na fluidez do trânsito e diminuição dos congestionamentos. Estamos beneficiando mais 40 mil pessoas com essa nova Estação. É um equipamento que não apenas aprimorará a mobilidade urbana, mas também impulsionará o desenvolvimento econômico da região”.

Fonte: SECOM GOVBA
Foto: Feijão Almeida

Related posts

Nova edição do projeto Horta em Casa 2024 abre inscrições a partir deste sábado (12)

Fulvio Bahia

Programa de Aquisição de Alimentos vai garantir distribuição de 87 mil litros de leite por dia na Bahia

Fulvio Bahia

Hospital Metropolitano realiza primeiras cirurgias  bariátricas, nesta sexta-feira (16), após instalação de ambulatório especializado

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais