Prefeitura Municipal de SalvadorSalvadorurbanismoUrbanização

Grandes avenidas de Salvador registram quase 40% de economia de energia durante Verão

Com os dias ensolarados do Verão iniciando por volta das 5h e se estendendo até depois das 18h, a Prefeitura de Salvador tem registrado menor consumo de energia e, consequentemente, economia nas contas públicas de iluminação. Durante a alta estação, de 21 de dezembro a 20 de março, o sistema é ajustado para acompanhar o maior tempo de luz natural. Um exemplo prático é a Avenida Oceânica, que em dezembro registrou redução de R$3,5 mil nos gastos com energia.

O acionamento dos postes passa a ocorrer às 17h45 e o desligamento às 5h30, garantindo eficiência sem desperdício. De acordo com a Diretoria de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Dsip/Semop), a medida é aplicada em avenidas estratégicas onde há grande fluxo de veículos e pedestres. Além da alteração no horário de acionamento e desligamento dos equipamentos de iluminação, a Dsip também conta com um sistema de telegestão e dimerização.

Nas avenidas equipadas com telegestão, que é o sistema de monitoramento e a manutenção da rede por meio de dispositivos eletrônicos e móveis, como tablets e smartphones, a potência da luz é ajustada automaticamente para reduzir o consumo sem comprometer a qualidade da iluminação, proporcionando uma economia de energia superior a 45%. Esse processo de dimerização sempre respeita a classificação da via conforme as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Tecnologia e sustentabilidade – A dimerização já trouxe reduções significativas no consumo de energia em várias vias. Entre elas estão as avenidas Professor Magalhães Neto (15%), Luís Eduardo Magalhães (39%), Mãe Stella de Oxóssi (39%), Otávio Mangabeira (39%) e Suburbana (15%). Para o diretor de Iluminação de Salvador, Ângelo Magalhães, o controle do uso da energia na capital baiana atende o conceito de eficiência energética, que preconiza “fazer mais com menos”.

“Ajustar a iluminação pública ao ciclo natural do dia é uma estratégia que alia tecnologia e sustentabilidade. Com o uso de telegestão e dimerização, garantimos o embelezamento da cidade e o bem-estar da população, ao mesmo tempo em que reduzimos custos e otimizamos recursos públicos”, explica.

Na demais estações do ano, a iluminação pública de Salvador segue o horário padrão, com ligamento às 17h15 e desligamento às 6h. “Trabalhamos para manter o mesmo índice de luminosidade, consumindo menos energia, reduzindo gastos e gerando menos impactos ambientais”, conclui o gestor.

LED em toda cidade – Salvador é a primeira capital do Brasil a implantar iluminação em LED em toda a cidade com recursos públicos, o que também traz economia significativa, já que as luzes brancas possuem maior potencial de claridade e geram menor consumo. Programas como o “Iluminando Nosso Bairro”, “Clareou, é Gol” e “Meu Ponto Iluminado” são algumas das ações da gestão municipal que ajudaram a capital baiana a conquistar esse título e se tornar uma referência no país.

Fonte: Ascom Semop
Foto: Lucas Moura

Related posts

I Fórum Soteropolitano de Cannabis Medicinal será realizado em Salvador

Fulvio Bahia

Chá da tarde com conhecimento: especialista em medicina do estilo de vida, Italo Almeida é o convidado do Restaurante Brisa

Fulvio Bahia

Professora paraibana percorre Salvador em vivências nas rodas de capoeira

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais