AlimentaçãoBahiaBahia Sem FomeGoverno do Estado

Grupo Governamental entrega 3° Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional ao Consea-BA

Foi entregue para apreciação do Conselho de Segurança Alimentar do Estado da Bahia (Consea-BA), nesta sexta-feira (29), o 3º Plano Estadual de Segurança Alimentar (Plansan). A apresentação foi realizada pelo Grupo de Trabalho (GT) do Grupo Governamental de Segurança Alimentar e Nutricional (GGSAN) durante o segundo dia de plenária do Conselho, no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador. O evento tem a presença de organizações da sociedade civil, representantes de povos tradicionais e do governo estadual. 

Ficou decidido pelo Consea-BA a realização de uma oficina para a avaliação minuciosa do documento, devido à densidade do trabalho realizado pelo GGSAN: “Iremos realizar oficinas para apreciar e aprovar o plano”, afirmou a presidenta do Consea-BA, Débora Rodrigues.

Fotos: Thassio Ramos/ Ascom Bahia Sem Fome

“O II Plansan teve vigência até 2023 e, após muito trabalho realizado em 2024 e reuniões feitas com os membros do Consea-BA e da secretarias de Estado, temos o 3º Plansan, que deve entrar em vigência em 2024, segundo foi acordado, e está de acordo com as dez diretrizes estabelecidas pela política pública de SAN”, declarou o secretário-executivo do GGSAN, Tiago Pereira, que apresentou o plano juntamente a Lara Matos, da equipe do Programa Bahia Sem Fome.

Na ocasião, a especialista em políticas públicas e gestão governamental, Lara Matos, explicou o documento que contém 142 iniciativas, de 21 programas temáticos do Plano Plurianual. “Como em qualquer instrumento, o plano só vai servir se a gente souber utilizar”, ressaltou Matos. Entre os programas, estão o Bahia Indígena, que será coordenado pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi); e pela Coordenação Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional com Justiça Social, ligada à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e à Casa Civil.

Fotos: Thassio Ramos/ Ascom Bahia Sem Fome

A secretária da Seades, Fabya Reis, participou da plenária e agradeceu o esforço do GGSAN na condução do processo. “Foi um trabalho extremamente primoroso! Cumprimos uma etapa importante. Ressalto a atuação do GT de elaboração do plano”, elogiou a secretária. 

Na última terça-feira (26), o documento havia sido validado, por unanimidade, por dez secretários de Estado. Agora, resta ao Consea-BA avaliar e aprovar o documento. Também cabe ao Conselho monitorar a execução do Plano de Segurança Alimentar e Nutricional. 

Fonte: Ascom/ Bahia Sem Fome
Foto: Thassio Ramos

Related posts

Lista tríplice para gestão da Defensoria da Bahia será eleita nesta sexta-feira, 24

Fulvio Bahia

MP aciona Município de Caraíbas para realização de concurso público

Fulvio Bahia

Uesb libera consulta do local de prova do Vestibular 2025

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais