Câmara Municipal de SalvadorPolíticaSalvador

Hamilton Assis propõe a criação do Dia Municipal do Teatro do Oprimido

A ideia é homenagear a data de nascimento do criador do Teatro do Oprimido, o teatrólogo Augusto Boal

O vereador professor Hamilton Assis (PSOL) apresentou o Projeto de Lei nº 85/2025, propondo a instituição do Dia Municipal do Teatro do Oprimido, a ser comemorado anualmente no dia 16 de março, no Calendário Oficial de Eventos de Salvador. A ideia é homenagear a data de nascimento do criador do Teatro do Oprimido, o teatrólogo Augusto Boal.


Criado na década de 1970, o Teatro do Oprimido é um método teatral que permite que “os oprimidos” deixem de ser meros consumidores de bens culturais e assumam a posição de produtores de cultura. Ao criticar a passividade social, a técnica busca transformar o espectador em um sujeito atuante. Para isso, o TO une elementos artísticos e políticos, como jogos, exercícios e técnicas teatrais, que estimulam a discussão e a problematização de questões do cotidiano.

“A gente propõe a homenagem e a valorização do Teatro do Oprimido, que tanto nos ajuda a levantar discussões e debates, causando reflexões que mobilizam a nossa sociedade de diversas formas. O Teatro Legislativo, por exemplo, é um método pioneiro no qual a população se transforma em legisladora por meio de um vereador. Utilizá-lo é sensacional para discutir e propor soluções para problemas”, explicou Hamilton Assis.

Para o vereador, a inserção do TO no calendário municipal pode popularizar ainda mais as técnicas que foram utilizadas na década de 1970 para incentivar a participação popular na política. “Boal rompeu a barreira entre arte e prática política. Quem melhor compreende como solucionar um problema nas comunidades do que os próprios moradores? E temos ferramentas para fazer isso, partindo de técnicas apresentadas pelo TO. Contamos com o apoio dos colegas para que o nosso projeto seja aprovado e para que, cada vez mais, nossa população se envolva com os processos políticos”, finaliza o vereador.

Fonte: ver Hamilton Assis – PSOL
Foto: Fulvio Bahia

Related posts

Fundação Pedro Calmon abre inscrições para Cia de Teatro da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato

Fulvio Bahia

Salvador segue com capacitação gratuita para novos conselheiros tutelares  

Fulvio Bahia

Comissão debate criação de políticas de incentivo à amamentação em ambiente escolar

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais