Câmara Municipal de SalvadorSalvadorSaúdeServiços

Hamilton Assis propõe ambulatório para pacientes com fibromialgia

Vereador quer garantir às pessoas que vivem com a doença acesso aos serviços necessários

Fevereiro Roxo é uma campanha de conscientização sobre doenças crônicas, como lúpus, fibromialgia e Alzheimer. Embora o município possua a Lei Nº 9.708/2023, que autoriza a criação do Programa de Cuidados para Pessoas com Fibromialgia (PCPF), a população que sofre com a doença ainda enfrenta dificuldades para acessar os serviços necessários. A avaliação é do vereador Hamilton Assis (PSOL), autor do projeto de Lei 59/2025 para a criação do Ambulatório Municipal de Especialidades para Pessoas com Fibromialgia em Salvador.

“Acompanhamos de perto o drama de diversas famílias que convivem com a fibromialgia e o município ainda não consegue oferecer atendimento digno. Não há uma equipe multidisciplinar com a agilidade no acolhimento que essa comunidade precisa. O objetivo do ambulatório é oferecer um serviço de excelência, com acesso garantido a medicamentos, exames e uma equipe especializada, composta por médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, acupunturistas, enfermeiros e nutricionistas”, explicou.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a fibromialgia afeta entre 2% e 12% da população adulta no Brasil, com uma estimativa de 2,5 milhões de brasileiros vivendo com a doença. Em Salvador, a Afibs estima que o número de pessoas afetadas ultrapasse 65 mil.

“Já existe uma lei que precisa ser efetivada. Há alguns anos, o município fez carteiras para identificar as pessoas com fibromialgia, mas essa ação ainda é muito pequena diante da luta diária. Mais do que campanhas internas, precisamos garantir acesso digno à saúde, medicamentos e ao tratamento da dor. A doença pode ser invisível, mas a dor é real”, afirmou o autor da proposta.

Fonte: Ascom CMS
Foto: Ascom ver Hamilton Assis – PSOL

Related posts

Julho Amarelo: Estação Lapa da CCR Metrô Bahia recebe ação gratuita de saúde e combate a hepatites virais

Fulvio Bahia

Movimenta Cajazeiras abre inscrições para oficinas de dança, produção cultural e Mostra de Dança

Fulvio Bahia

Museu do subúrbio de Salvador, Acervo da Laje representa o Brasil no MuseumFutures África promovido pelo Goethe-Institut em Moçambique

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais