Ação SocialBahiaSalvadorSaúde

Hemoba convida doadores para suprirem estoque de sangue, que está crítico

A Hemoba convida os doadores para suprirem o estoque de sangue, que está em nível crítico. Após o período do Carnaval, houve a diminuição do número de candidatos à doação nos postos de coleta da Fundação, principalmente, em Salvador.

Os tipos sanguíneos A+, A-, B+, O+ e O- estão abaixo da quantidade necessária para atender a demanda de, pelo menos, três dias das unidades hospitalares. A transfusão de sangue e de plaquetas é utilizada em várias situações, como no tratamento de lesões graves, câncer ou outras doenças e em diferentes tipos de cirurgias.

“Depois do Carnaval, é comum o aumento de doenças como gripes, resfriados e dengue, o que tem contribuído para a diminuição da disponibilidade de doadores. Para garantir a segurança dos pacientes e a qualidade do sangue coletado, é fundamental que aqueles que tiveram sintomas gripais aguardem sete dias após o desaparecimento dos sintomas antes de realizar a doação. Já pessoas que tiveram dengue só podem doar um mês após a completa recuperação. Quem se vacinou contra a doença só após 30 dias”, avalia a diretora de Hemoterapia da Hemoba, Rivânia Andrade.

Como uma das estratégias para aumentar a doação, a Fundação tem intensificado o atendimento nas unidades móveis de coleta (hemóveis). Nesta semana, na capital baiana, estarão no Salvador Shopping até 24/2 (sábado) e no Shopping Bela Vista até 23/2, das 8h às 17h, com uma hora de intervalo para o almoço. A unidade móvel possibilita a coleta de sangue de potenciais doadores em locais de grande fluxo de pessoas, além de sensibilizar a população sobre a importância das doações regulares.

Unidades fixas

As unidades fixas da Hemoba funcionam com o seguinte horário de atendimento: Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba), de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30; Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30; Hospital Ana Nery, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30; Hospital Roberto Santos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; Hospital Santo Antônio (OSID), de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Para informações sobre os horários de atendimento das 21 unidades de coleta no interior do estado, pode ser consultado o site da Hemoba: http://hemoba.ba.gov.br/ .

Critérios para doação

Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente.

No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por, pelo menos, duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por, no mínimo, seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas quatro horas anteriores ao procedimento.

Todo material utilizado para a coleta é descartável, evitando, assim, o risco de contaminação. Para doar, é necessária apresentação de um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Fonte: Ascom/Hemoba
Foto: Camila Souza

Related posts

A Investigação da Paternidade dos Filhos no Carnaval

Fulvio Bahia

Ireuda Silva recebe prêmio por atuação social e em prol da mulher preta

Fulvio Bahia

Alagoinhas: Policlínica Municipal oferece ação especial em atenção ao Novembro Azul

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais