Ação SocialBahiaSaúde

Hemoba convida voluntários à doação de sangue, diante do estoque crítico

Diante da alta da demanda nas unidades hospitalares do estado, o estoque de sangue da Hemoba está em nível crítico. A fundação convida os voluntários à doação a colaborarem com o ato solidário de salvar vidas. Uma bolsa de sangue pode servir para até quatro pacientes adultos.

De setembro de 2022 até setembro 2023, houve um aumento de 8,5% das solicitações hospitalares e, de agosto a setembro deste ano, o crescimento foi 5,7%. Os tipos sanguíneos A-, B+, O- e O+ estão abaixo do nível recomendado para atender à necessidade de três dias do sistema de saúde.

O sangue doado serve para diversos tratamentos, como de lesões graves, câncer ou outras doenças e em diferentes tipos de cirurgias. Por isso, a Hemoba tem ampliado o trabalho de captação de doadores e reforçado a coleta nas unidades externas e nos postos fixos em toda a Bahia.

Neste sábado (21), em Salvador, as unidades móveis de coleta (Hemóveis) estarão no Salvador Shopping e no Shopping Bela Vista, das 8h às 17h (com intervalo para o almoço). O Hemocentro Coordenador, na Av. Vasco da Gama, funcionará das 7h30 às 16h30, onde haverá as apresentações do Coral da Igreja Batista Nazareth (IBN), às 12h30, sob a regência do maestro Jean Prado, e do músico Marcos Briolli, das 8h às 9h. Além disso, no interior do estado, será realizada a campanha Sabadão Solidário, em Feira de Santana e Barreiras.

Critérios para doação

Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos, acima de 60 anos, só podem doar se já tiverem doado anteriormente.

No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação, não ter fumado por, pelo menos, duas horas antes do procedimento, ter dormido por, no mínimo, seis horas na noite anterior. Também é recomendado que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento.

Doar sangue é um procedimento rápido, simples e seguro. Todo material utilizado para a coleta é descartável, evitando, assim, o risco de contaminação. Para doar, é necessária apresentação de um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Horário de atendimento

Confira o horário de atendimento habitual para a doação na capital baiana: Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba), de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30; Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30; Hospital Ana Nery, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30; Hospital Roberto Santos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; Hospital Santo Antônio (OSID), de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Para informações sobre os horários de atendimento das 21 unidades de coleta no interior do estado, consulte o site da Hemoba: http://hemoba.ba.gov.br/.

Fonte: Ascom/Hemoba
Foto: Rafael Martins/GOVBA

Related posts

Casa da Mulher Brasileira atende 5,6 mil vítimas de violência em Salvador

Fulvio Bahia

Mais Futuro: programa de auxílio permanência para universitários recebe inscrições até 18 de setembro

Fulvio Bahia

UNEB Camaçari e Colégio Estadual de Monte Gordo realizam o III Ecossistema Vivo

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais