A Hemoba participa da programação em homenagem à Santa Dulce dos Pobres, que acontecerá entre os dias 1° a 13 de agosto, na Praça Irmã Dulce (Largo de Roma), em Salvador. Nesta quinta e sexta (3 e 04) e de 7 a 11 de agosto, a Fundação estará com um estande para cadastramento de doadores de medula óssea e orientação para doação de sangue na unidade de coleta das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), localizada no Hospital Santo Antônio. No dia 8, a unidade móvel (Hemóvel) fará coleta no local das celebrações, das 8h às 17h.
Além do cadastramento de doadores de medula óssea, orientação para doação e coleta de sangue realizadas pela Hemoba, haverá orientações para a prevenção de doenças, aferição da pressão arterial, medição da taxa de glicemia e vacinação contra Influenza e Covid.
Critérios para doação
Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas quatro horas anteriores ao procedimento.
Doar sangue é um procedimento rápido, simples e seguro. Nas 24 horas seguintes à doação, o organismo repõe o volume de sangue doado. Vale frisar que todo material utilizado para a coleta é descartável, evitando o risco de contaminação. Para doar, é necessária a apresentação de um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
Cadastro de medula óssea
O cadastro de medula óssea pode ser feito em todos os postos de coleta da Hemoba, na capital e no interior, com a coleta de uma amostra de 5 ml de sangue. Para se tornar um doador, é necessário ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não possuir doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. Os dados pessoais e os resultados dos testes serão armazenados no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Fonte: Ascom/Hemoba
Foto: Camila Souza/GOVBA