BahiaSalvadorSaúde

Hospital Aliança realiza procedimento inédito no Nordeste para tratar doença no coração

O Hospital Aliança, da Rede D’Or, realizou na semana passada um procedimento inédito no Nordeste para tratar cardiomiopatia hipertrófica obstrutiva septal, doença que afeta o músculo do coração e dificulta o bombeamento de sangue. O paciente de 52 anos, que apresentava sintomas persistentes de cansaço e falta de ar, foi submetido a uma ablação septal com agente embolizante ONYX. O procedimento intervencionista durou 90 minutos e o paciente teve alta médica em 72 horas.

Diferente de técnicas anteriores de ablação septal que utilizam o álcool absoluto, o procedimento com o ONYX é feito de forma seletiva, diretamente na área afetada, sem maiores consequências para outras partes do órgão. A intervenção diminui a obstrução e normaliza o fluxo de sangue do paciente.

“O agente embolizante ONYX, utilizado habitualmente em neurointervenções, se apresenta como uma alternativa ao álcool absoluto, que pode ter maior possibilidade de efeitos colaterais devido a sua toxicidade”, explica o médico cardiologista intervencionista Cristiano Guedes.

A cardiomiopatia hipertrófica está associada a fatores genéticos e pode acometer adultos jovens e atletas. Seus principais sintomas são cansaço, falta de ar, dor no peito, arritmia, e pode levar à morte súbita. 

“Grande parte dos casos são tratados com acompanhamento médico especializado e medicamentos, sem necessidade de cirurgia ou procedimentos invasivos”, diz Guedes. 

“Devido ao risco de arritmias, os pacientes precisam também ser avaliados quanto à necessidade de cardiodesfibrilador implantável”, afirma o cardiologista Diogo Azevedo.

No caso específico, segundo os cardiologistas, a cirurgia foi indicada porque os sintomas do paciente não cediam. O paciente persistia sintomático a despeito do uso de medicações específicas e com obstáculo significativo ao bombeamento de sangue documentado através de ecocardiografia, tomografia, ressonância cardíaca e pelo cateterismo cardíaco, explicaram os especialistas.

A equipe de intervenção contou com três cardiologistas intervencionistas, Cristiano Guedes, Adriano Tamazato, Thais Valente; um neurointervencionista, Guillermo Santamaria; um médico ecocardiografista, Rafael Modesto; um anestesista, Marcello Farias; um arritmologista, Alex Gabiru; uma médica especialista em tomografia e ressonância cardíaca, Mariana Baptista; e os cardiologistas clínicos Márcia Noya e Diogo Azevedo. A ablação septal com agente embolizante ONYX passa a integrar o rol de procedimentos oferecidos aos pacientes do Hospital Aliança.

Fonte e Foto: Alô Alô Bahia

Related posts

Sento Sé: município segue com campanha de vacinação contra a gripe e anuncia cronograma desta semana

Fulvio Bahia

Governo lança edital de R$ 15,5 milhões de apoio à pesquisa sobre políticas de drogas

Fulvio Bahia

Edital impulsiona apicultura e meliponicultura na Bahia

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais