BahiaMeio AmbientePrefeitura Municipal de SalvadorSalvadorSaúdeServiçosSustentabilidade

Hospital Municipal de Salvador chega a 100% de energia consumida de fontes renováveis

O Hospital Municipal de Salvador (HMS), equipamento da Prefeitura de Salvador gerido pela Santa Casa da Bahia, destaca-se como pioneiro na adoção de práticas sustentáveis ao adotar 100% da energia consumida proveniente de fontes renováveis. A iniciativa representa um marco significativo na gestão pública de saúde, alinhando a operação hospitalar de excelência com os princípios da sustentabilidade socioambiental.

Em consonância com as políticas de sustentabilidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a unidade hospitalar tem priorizado a implementação de projetos que integrem inovação, eficiência e compromisso ambiental. O HMS é um exemplo concreto dessa diretriz, atuando como referência na incorporação de práticas sustentáveis e reforçando o papel da gestão pública municipal no enfrentamento das mudanças climáticas e na promoção da saúde com responsabilidade ecológica.

O HMS integra a Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis, um movimento internacional que visa transformar o setor de saúde em um exemplo de operações sustentáveis e promoção da saúde de baixo carbono. Além da energia renovável, o hospital adota práticas como a gestão eficiente da água e a alimentação saudável, certificada pelo programa Green Kitchen, que promove refeições nutricionais e ambientalmente responsáveis.

A visão estratégica na transição para uma matriz elétrica renovável reafirma o protagonismo no setor, impulsionando a adoção de práticas sustentáveis em toda a rede. “O Hospital Municipal de Salvador, ao ser referência como hospital público 100% abastecido por energia limpa, simboliza esse pioneirismo e reforça o compromisso institucional com a inovação, a responsabilidade socioambiental e a construção de um sistema de saúde mais resiliente e alinhado aos desafios globais da sustentabilidade”, diz o diretor geral do HMS, Gustavo Mettig.

Para o secretário municipal da Saúde, Rodrigo Alves, a iniciativa reforça o alinhamento da gestão pública da capital baiana com os compromissos internacionais de enfrentamento à crise climática. “A saúde pública precisa ser parte da solução dos desafios ambientais do nosso tempo. Em Salvador, temos buscado fazer isso com ações concretas. O HMS é um exemplo do quanto é possível aliar qualidade assistencial e responsabilidade ambiental. Seguiremos firmes nesse propósito”, afirmou.

Expansão – Como parte do compromisso da Prefeitura de Salvador com práticas sustentáveis, sete Unidades de Saúde da Família em Salvador contam com usinas de energia solar em 2025, graças a uma parceria com a Neoenergia Coelba. A iniciativa representa mais um avanço na construção de uma rede municipal de saúde alinhada à responsabilidade ambiental, com até 80% de economia em gastos com eletricidade, e à inovação na gestão pública.

Fonte: Secom PMS
Foto: Jefferson Peixoto

Related posts

Público infantil tem programação especial no São João do Pelourinho

Fulvio Bahia

Combate ao Trabalho Escravo Doméstico é tema de Roda de Conversa que acontecerá na quarta-feira (20)

Fulvio Bahia

Vacinação contra Covid-19 e gripe estará suspensa neste feriado prolongado

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais