CiênciaDrogasPesquisasSalvadorSaúdeSaúde MentalTratamento

I Fórum Soteropolitano de Cannabis Medicinal será realizado em Salvador

Organizado pelo vereador André Fraga (PV), evento reúne comunidade médica e pacientes para discutir o uso terapêutico dos derivados da cannabis

Um remédio com o potencial de salvar vidas, mas que ainda é caro e alvo de preconceito. É para enfrentar essa realidade em Salvador que a cidade vai receber o I Fórum Soteropolitano de Cannabis Medicinal. O evento vai ocorrer no dia 6 de maio, às 9h, no anfiteatro do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes) da Universidade Federal da Bahia (Ufba). As inscrições gratuitas podem ser feitas no link bit.ly/forumcannabis-ssa.

Com o tema “Avanços científicos da Cannabis Medicinal e a transformação da vida dos pacientes”, o fórum vai ter debates com autoridades da área, como neuropediatria e neurologistas, além de relatos de familiares e pacientes que utilizam a cannabis medicinal para tratar síndromes raras, transtornos neurológicos, dentre outras condições. O evento é organizado pelo vereador André Fraga (PV) com o apoio do Hupes, Associação Para Pesquisa e Desenvolvimento da Cannabis Medicinal no Brasil (Cannab) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A mesa de abertura do evento vai ter a presença de Leandro Stelitano, fundador e presidente da Cannab; José Valber Lima Meneses, superintendente do Hupes; Silvino Gonçalves, paciente do Hupes; além do vereador André Fraga. Ele é o autor da Lei 9.663/2023, que autoriza a distribuição gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de medicamentos à base de Cannabis.

A lei foi sancionada em março do ano passado pelo prefeito Bruno Reis (UB) e, logo após, foi criada uma comissão para elaborar as instruções técnicas referentes à nova legislação, que está em implementação. “O fórum vai ser a oportunidade de médicos, pesquisadores e sociedade civil elaborarem ideias e estreitar as relações que sejam importantes para o tema. Diversos estudos apontam a eficácia da cannabis medicinal no tratamento de várias doenças. Precisamos usá-la a favor de quem precisa e o fórum vai fazer coro à causa”, disse Fraga.

O parlamentar também é autor do Projeto de Indicação (PIN) 246/2023, que pede uma disciplina sobre o sistema endocanabinoide na Faculdade de Medicina da Ufba (FMB-Ufba).

Confira a programação completa do evento:

09h – Abertura
Composição da Mesa de abertura:
André Moreira Fraga – Vereador de Salvador;
Leandro Stelitano – Fundador e presidente da Cannab;
José Valber Lima Meneses – Superintendente do Hupes;
Silvino Gonçalves – Representante dos pacientes do Hupes.

09h40: O sistema endocanabinóide e a interação da planta no corpo
Facilitador: Dr. Antonio de Souza Andrade Filho.

10h15: Estudos de caso sobre a eficiência da Cannabis Medicinal como ferramenta terapêutica
Facilitadores:
Dr. José Tadeu Tramontini Filho;
Dra. Maria Conceição Pinho Rocha;
Dra. Mariane Ventura.

11h20: Relatos reais do impacto do uso da Cannabis para fins medicinais
Relato 1: Denise Andrade | mãe de paciente
Relato 2: Rita Costa | paciente

11h50: Encerramento

Serviço
O quê? I Fórum Soteropolitano de Cannabis Medicinal.
Onde? Anfiteatro do Hupes, localizado na Rua Dr. Augusto Viana, s/n – Canela
Quando? 6 de maio, às 9h.
Inscrições: bit.ly/forumcannabis-ssa

Fonte: ASCOM Ver André Fraga – PV
Foto: Divulgação

Related posts

Encontros Negros reúne histórias positivas sobre negritude

Fulvio Bahia

Aparelhos de visão noturna permitirão ações em ambientes escuros às equipes da COE Salvador

Fulvio Bahia

Carrinhos de Café entram no clima do São João do Centro Histórico de Salvador

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais