BahiaEducaçãoGoverno do Estado

IAT celebra 41 anos de dedicação à Educação da Bahia

Com ações e contribuições reconhecidas nas áreas de inovação, formação de educadores e tecnologia pedagógica, o Instituto Anísio Teixeira (IAT) promove, nesta segunda (3) e terça-feira (4), o seminário “Educação e a máquina de fazer democracia”, que integra as comemorações de 41 anos do instituto. Durante os dois dias de evento, a produção e difusão do conhecimento serão abordadas através de conferências, mesas-redondas, oficinas temáticas, cine-debate e mostra interativa. Durante a programação, acontece também o lançamento do volume 12 da Revista Estudos IAT, cuja edição exibe artigos sobre “Estado, educação e democracia” e outras temáticas livres.

Ao longo de quatro décadas, a atuação do IAT tem sido crucial para o fortalecimento da democracia e do desenvolvimento sustentável em todo território baiano, promovendo pesquisas, experimentos e ações educativas, focados na construção de saberes e na melhoria dos processos de ensino e aprendizagem. Como frisa a secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, não é possível desassociar a Educação da Democracia. “Não faz sentido pensar em escolas sem estudantes e educadores. Estamos tratando de tecnologia, inovação, da garantia da aprendizagem com sentido para nossos alunos. Hoje é dia de comemorar e reafirmar nosso compromisso com a Educação”

São muitos programas e projetos voltados para a qualificação de educadores que refletem na oferta de oportunidades para estudantes, seja nos centros urbanos ou nas zonas rurais. “É um plano feito em parceria com universidades e organizações não governamentais. Trabalhamos com o tripé formação, inovação e produção de conhecimento. Somos uma das poucas organizações dedicadas à formação de educadores e procuramos estar à altura do legado do Anísio Teixeira”, declara o diretor do IAT, Iuri Rubim.

Em sua palestra de abertura das comemorações, o doutor em Educação, Moacir Gadotti, enfatizou a importância da Educação para a democracia, lembrando do caminho aberto pelo educador Anísio Teixeira, desde a década de 30, e que ainda hoje é um tema atual. “O instituto sempre primou pela inovação e formação com o uso das tecnologias. Hoje, elas são definitivas na Educação e na nossa história, mas temos um enorme desafio que é o de não perdermos de vista o sonho da liberdade. Se não colocarmos o humano acima, poderemos nos tornar escravos da tecnologia”, reflete, acrescentando a importância do acesso e da permanência na escola, superando o elitismo pedagógico e promovendo a qualificação social.

O seminário conta, também, com a presença de figuras expressivas da área educacional da Bahia e de outros estados, como Andréa May, coordenadora Educativa do Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC); Adriana Marmori, reitora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Cassandra Pontes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Fábio Meireles, da Secretaria de Comunicação do Governo Federal; e Rosy Mary dos Santos Isaías, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), entre outros, que abordam temas relevantes e atuais, a exemplo da “Formação de professores por uma educação plural e emancipatória”, “O papel da educação na era das mídias”, “Educação Arte Tech: conexões criativas para o aprendizado”, “Democratização no acesso à produção de conhecimento” e “Histórias de formação e experiências no/com o IAT”.

Fonte: Ascom/SEC
Foto: Claudionor Júnior

Related posts

ALBA: Comissão de Direitos Humanos promove debate sobre índices de violência na Bahia

Fulvio Bahia

Vitória da Conquista: Prefeitura concede direito de uso de escolas desativadas para associações de moradores da zona rural

Fulvio Bahia

SineBahia oferece vagas de emprego em Salvador e RMS nesta quarta (27)

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais