O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia e autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE), intensificou suas ações de fiscalização durante a “Operação Mês do Consumidor”, realizada em março. O objetivo foi reforçar a proteção dos direitos dos consumidores, assegurando que produtos comercializados no estado atendam às normas de segurança, qualidade e precisão nas informações prestadas.
A ação faz parte de uma operação nacional do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que inspecionou 112.793 produtos em 6.340 estabelecimentos de 188 municípios brasileiros. Na Bahia, 15.800 produtos foram fiscalizados em 38 estabelecimentos, abrangendo itens essenciais como cadeiras plásticas, panelas, fogareiros, fritadeiras, churrasqueiras, exaustores, caldeiras e crepeiras.
O presidente do Inmetro, Márcio André Brito, reforçou a importância do selo de conformidade nos produtos. “Orientamos os consumidores a adquirirem apenas produtos que apresentem o selo do Inmetro, sinal de que passaram por testes rigorosos e respeitam os critérios de segurança e qualidade.
No estado da Bahia foram registradas sete irregularidades, resultando em 337 ações fiscais, o que demonstra o compromisso do Ibametro com a qualidade e segurança dos produtos disponíveis no mercado.
Segundo Thales Dourado, diretor-geral do Ibametro, a fiscalização contínua é fundamental para proteger os consumidores. “Nosso compromisso com a segurança dos consumidores baianos é reforçado por fiscalizações contínuas. Alinhada à Operação Mês do Consumidor do Inmetro, nossa ação visa garantir que os produtos atendam aos padrões exigidos, reduzindo riscos e assegurando a confiabilidade do que é comercializado”, afirmou.
A Operação Mês do Consumidor é uma iniciativa do Inmetro realizada em março, em referência ao Dia do Consumidor (15/03). Seu objetivo é intensificar ações de fiscalização em todo o Brasil, garantindo que os direitos dos consumidores sejam respeitados.
Fonte / Foto: Ascom Ibametro