O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) intensificou a fiscalização de instrumentos usados na comercialização de grãos, como medidores de umidade e balanças rodoviárias. As ações ocorrem tanto em fazendas e tradings no Oeste da Bahia quanto nos portos de exportação.
Durante as operações, as equipes técnicas do órgão realizam a coleta de amostras de grãos como soja e milho, que são encaminhadas ao Laboratório de Umidade de Grãos do Ibametro, em Simões Filho. No laboratório, as amostras passam por modernos equipamentos de análise para a determinação precisa do índice de umidade, fator que influencia diretamente na qualidade e no valor de mercado dos produtos agrícolas.
Segundo o diretor-geral do Ibametro, Thales Dourado, o trabalho é essencial para garantir a credibilidade da produção baiana. “A fiscalização assegura a precisão das medições, fortalecendo a confiança no agronegócio baiano e promovendo a competitividade dos nossos produtos no mercado nacional e internacional”, afirma.
Os resultados laboratoriais são utilizados para elaborar padrões de fiscalização aplicados nas verificações de instrumentos em propriedades rurais e empresas de comércio de grãos. A iniciativa reforça a segurança nas transações comerciais e assegura a conformidade com as normas metrológicas vigentes.
Com esse trabalho integrado de campo e laboratório, o Ibametro reafirma seu compromisso com a qualidade e a transparência nas relações comerciais do agronegócio.
O Ibametro é um órgão delegado do Inmetro na Bahia e uma autarquia da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia.
Fonte / Foto: Ascom Ibametrol