BrasilConcursoEconomiaEmpregoIBGE

IBGE adere ao concurso público nacional unificado

O IBGE comunicou, oficialmente, à Secretaria de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGISP) sua adesão ao Concurso Público Nacional Unificado (CPN) e indicou seus representantes para a instância consultiva e deliberativa do certame.

Para o presidente do IBGE, Marcio Pochmann, é importante essa adesão, pois o órgão fará um dos maiores concursos dos últimos tempos, com 895 vagas efetivas, o que exigirá uma parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

“Nós acreditamos que o IBGE colaborará no êxito deste concurso unificado, pois ele cumpre a missão de democratizar o acesso às vagas federais. Além de criar um processo inovador de seleção padronizada, com melhor distribuição e segurança das provas”, destaca Pochmann, que registra a importante inclusão neste mês de setembro do IBGE entre os 10 órgãos participantes da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), criada pelo MGISP.

“Este projeto é inovador e ousado. Com isso, criamos um critério de justiça de acesso às vagas públicas como nunca ocorreu antes na história do Brasil”, afirmou o Secretário de Gestão de Pessoas do MGISP, José Celso Cardoso Jr. “Num cenário de diminuição das capacidades estatais, a realização do Concurso Público Nacional Unificado, tem o desafio de recompor a força de trabalho dos diversos órgãos e entidades que receberam autorização para a abertura de certames em 2023. Além de desonerar as demais estruturas da administração pública federal e de reduzir os custos de transação para a admissão de novos servidores”, acrescentou.

Como representantes na instância consultiva e deliberativa do Concurso Público Nacional Unificado (CPN), o IBGE indicou os seguintes servidores: Bruno Taranto Malheiros, coordenador de Recursos Humanos do IBGE, e Denis Maracci Gimenez, assessor da Presidência do IBGE.

Concurso Público Nacional Unificado (CPN) terá um único dia de prova

O objetivo do Concurso Público Nacional Unificado (CPN) é realizar um único dia de prova para preenchimento das cerca de oito mil vagas abertas no serviço público federal neste ano. A prova será aplicada em cerca de 180 municípios distribuídos em todas as regiões do país. Os órgãos autorizados a realizar concursos públicos poderão aderir ao certame unificado até o dia 29 de setembro, em caráter voluntário. Os editais têm previsão de serem publicados até 20 de dezembro.

A prova será dividida em dois momentos, na mesma data. Primeiro, serão as provas objetivas, com matriz comum a todos os candidatos e, depois, as provas específicas e dissertativas, por blocos temáticos. Como o governo se organiza por áreas, haverá a divisão por blocos temáticos, que são o conjunto de carreiras relacionadas à atuação do Estado em uma determinada área.

Fonte: IBGE
Foto: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos

Related posts

Faturamento de franquias cresce 12,8% no segundo trimestre

Fulvio Bahia

Inmet emite alerta laranja de seca em 12 estados e o DF

Fulvio Bahia

Caixa conclui pagamento da parcela de outubro do Bolsa Família

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais