Crime / DenúnciaMunicípios

Ibiquera: prefeito Ivan Almeida, apresenta queixa-crime contra vereador Francisco Senna por calúnia e difamação

O prefeito de Ibiquera, Ivan Cláudio de Almeida (Avante), apresentou uma queixa-crime por calúnia e difamação contra o vereador Francisco Rafael Oliveira Senna. Conforme a denúncia, o vereador fez graves acusações sem provas contra a honra e dignidade do prefeito, incluindo chamá-lo de corrupto durante uma sessão solene na Câmara de Vereadores, ocorrida na última terça-feira (14).

No processo N°: 8000777-19.2024.8.05.0218, julgado na Vara Criminal de Ruy Barbosa, a defesa do prefeito Ivan Cláudio de Almeida classificou como infundadas as acusações feitas pelo vereador Francisco Rafael Oliveira Senna. A defesa argumentou que o vereador extrapolou os limites da liberdade de expressão e do exercício de seu mandato, e que suas ações não apenas feriram a honra e a dignidade do prefeito, mas também atentaram contra a integridade moral necessária para o exercício de seu cargo público.

A defesa argumenta que o vereador extrapolou os limites da imunidade parlamentar, como previsto no Art. 139 do Código Penal, que trata da difamação ao imputar a alguém fato ofensivo à sua reputação, sujeitando o infrator à pena de detenção de três meses a um ano, e multa. Além disso, destacou o Art. 140, que aborda a injúria, definida como ofensa à dignidade ou ao decoro de alguém, prevendo pena de detenção de um a seis meses, ou multa.

Conforme o art. 29, inciso VIII, da Constituição Federal de 1988, os vereadores desfrutam de imunidade parlamentar absoluta, desde que suas opiniões, palavras e votos sejam proferidos no exercício do mandato (nexo material) e dentro da circunscrição do município (critério territorial).

Foto: Divulgação

Related posts

Luís Eduardo Magalhães: Candidatos ao Conselho Tutelar se apresentaram à sociedade em Audiência Pública

Fulvio Bahia

Feira de Santana: Campanha de multivacinação segue até o final do mês

Fulvio Bahia

Vitória da Conquista: Mais de 200 cães e gatos já foram castrados em parceria entre a Secretaria de Saúde e a Clínica Veterinária da UniFTC

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais