Com turmas de iniciação à produção cultural e à comunicação em cultura, festival oferece formação nas cidades de Itagibá, Madre de Deus, Candeias, Jequié, Itabuna e Salvador
Em sua 17ª edição, o IC Encontro de Artes, festival calendarizado que acontece no mês de agosto em Salvador, realizará expansão inédita no interior da Bahia. Além de apresentações artísticas durante o evento, essa presença se inicia com uma série de oficinas de Iniciação à Produção Cultural, que vai passar pelas cidades de Itagibá, Madre de Deus, Candeias, Jequié e Itabuna, entre maio e junho, até chegar a Salvador, no mês de julho, onde também haverá uma oficina de Iniciação à Comunicação em Cultura.
De cada turma, uma pessoa será selecionada para atuar como bolsista, para, em continuidade à formação, fazer acompanhamento na prática dos trabalhos do festival, durante duas semanas, com bolsa auxílio de R$ 600 e todas as despesas de viagem cobertas para os selecionados do interior. As inscrições podem ser feitas nos formulários disponíveis na página de Instagram @icencontrodeartes. As atividades contam com patrocínio da Transpetro, por intermédio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), do Ministério da Cultura, via programa Transpetro em Movimento.
As oficinas serão ministradas pelas produtoras culturais Ellen Mello e Tais Bichara e pela comunicóloga Paula Berbert, integrantes da Conexões Criativas e da Dimenti Produções Culturais, empresas parceiras na realização do IC Encontro de Artes. Cada turma, com carga horária de 12 horas, oferece 20 vagas gratuitas, sujeitas a seleção, na perspectiva de oferecer formação inicial em áreas fundamentais dos bastidores das artes e da cultura. Para participar, é preciso ser maior de 18 anos, ter ensino médio completo e disponibilidade de presença para as aulas agendadas.
A Oficina de Iniciação à Produção Cultural irá abordar de forma introdutória e prática as etapas de um projeto cultural, discutindo sobre os processos que envolvem a pré-produção (planejamento e cronograma), execução (operacionalização e acompanhamento) e pós-produção (avaliação e relatórios), com destaque para a produção de festivais.
A Oficina de Iniciação à Comunicação em Cultura tratará das teorias da comunicação social e da comunicação em cultura, debatendo sua importância, além de apresentar ferramentas e técnicas para a prática, considerando a comunicação como parte fundamental do trabalho em cultura e integrante da concepção poética, política, social e de produção de ações artístico-culturais.
O IC Encontro de Artes também tem apoio financeiro continuado do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, contemplado pelo Edital de Eventos Culturais Calendarizados.
ELLEN MELLO – Trabalha com produção cultural há mais de 25 anos. É fundadora e gestora da Dimenti Produções Culturais, ambiente de criação e produtora cultural com diversas obras criadas e em circulação no Brasil e no exterior. Também atua como coordenadora geral da Associação Conexões Criativas, com destaque para os projetos de gestão do programa Acelera Boca de Brasa e do Centro de Dança do DF. É curadora e coordenadora do IC Encontro de Artes, realizado desde 2006. É mestra pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos da Universidade Federal da Bahia (IHAC-UFBA), com pesquisa que aborda os desafios da gestão de festivais. Em 2024, junto à Dimenti, abriu as portas da Casa Arte Dá Trabalho, sede própria do coletivo e espaço de trocas artísticas e criativas.
TAIS BICHARA – Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), trabalha com produção cultural desde 2010. É criadora e diretora da série documental “Donas do Baba”, sobre mulheres e futebol, atualmente disponível no YouTube e antes exibida pela TVE Bahia e em festivais internacionais. É organizadora e produtora do livro “Pó da Estrada – Escritos de João Carlos Sampaio”, publicado pela editora Gris em 2021 em memória do crítico de cinema baiano falecido em 2014. Em 2016, tornou-se produtora artística e logística do Radioca, festival de música de Salvador, e em 2023 assumiu a sua direção de produção. Desde 2018, produz espetáculos teatrais como “Criança ferida ou de como me disseram que eu era gay”, com Vinicius Bustani e direção de Paula Lice, “Das ‘coisa’ dessa vida…”, com Ricardo Fagundes, texto de Gildon Oliveira e direção de João Miguel e “Véspera – Tome Isto Que a Vida Te Dá” com Véu Pessoa, texto de Gildon Oliveira e direção de Paula Lice. No audiovisual, atua como produtora e assistente de direção principalmente em séries e longas documentais produzidos na Bahia. Desde 2024, integra a equipe da Dimenti Produções Culturais e da Associação Conexões Criativas como produtora executiva.
PAULA BERBERT – Atua há mais de 20 anos como assessora e gestora de comunicação, redatora e revisora. Sua carreira é construída nos setores das artes, da cultura e da economia criativa. Através da central de serviços Marcatexto, que criou em 2006, já atendeu mais de 100 clientes do campo artístico-cultural. Integra a equipe da Dimenti Produções Culturais e da Associação Conexões Criativas desde 2014 e do espaço cultural Casa Rosa desde 2022. Desde 2009, trabalha em instituições públicas de cultura, tendo conhecimento e experiência consistentes de políticas públicas culturais e suas práticas de comunicação: Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb – 2009-2015), Ministério da Cultura (MinC – 2015-2016), Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA – 2016-2017), Teatro Castro Alves (TCA – 2017-2024) e Fundação Nacional de Artes (Funarte – desde 2025). Também tem experiência como produtora e repórter em programas de cultura, artes e entretenimento, em rádio, televisão e internet.
Sobre o Programa Transpetro em Movimento
O Programa Transpetro em Movimento impacta positivamente quase 300 mil pessoas em 55 municípios brasileiros, em todas as regiões do país, e é uma parceria com o Ministério da Cultura e o Ministério do Esporte, por meio da Lei Rouanet e da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Com capilaridade nacional, o primeiro edital público de patrocínio incentivado da Transpetro valoriza e promove a circulação de traços culturais brasileiros e a formação profissional, fortalecendo a diversidade e estimulando a inclusão de públicos minorizados ou em situação de vulnerabilidade. Mais de 80% dos projetos contemplados acontecem em comunidades tradicionais ou em áreas de periferia, com público prioritário formado em sua maioria por crianças e adolescentes.
IC ENCONTRO DE ARTES
Oficinas 2025
Vagas: 20 vagas por turma (sujeitas a seleção)
Quanto: Gratuito
Inscrições: Instagram @icencontrodeartes
OFICINA DE INICIAÇÃO À PRODUÇÃO CULTURAL
Itagibá
Datas: 30 e 31 de maio de 2025
Horários: sexta 14h às 18h; sábado 8h30 às 12h30 e 14h às 18h
Local: Auditório Solano Trindade – Secretaria Municipal de Educação e Cultura
Madre de Deus
Datas: 2, 3 e 4 de junho de 2025
Horário: 17h às 21h
Local: Auditório da Biblioteca Municipal
Candeias
Datas: 6 e 7 de junho de 2025
Horários: sexta 14h às 18h; sábado 8h30 às 12h30 e 14h às 18h
Local: Auditório da Biblioteca Pública Professora Dalila Baptista
Jequié
Datas: 9, 10 e 11 de junho de 2025
Horário: 17h às 21h
Local: a divulgar
Itabuna
Datas: 13 e 14 de junho de 2025
Horários: sexta 14h às 18h; sábado 8h30 às 12h30 e 14h às 18h
Local: Sala multiuso do Centro de Cultura Adonias Filho
Salvador
Datas: 7 a 10 de julho de 2025
Horário: 18h às 21h
Local: Casa Arte Dá Trabalho
OFICINA DE INICIAÇÃO À COMUNICAÇÃO EM CULTURA
Salvador
Datas: 14 a 17 de julho de 2025
Horário: 18h às 21h
Local: Casa Arte Dá Trabalho
Fonte / Card: Assessoria de Imprensa