Prefeitura Municipal de SalvadorSaúde

II Semana Municipal de Políticas sobre Drogas é aberta com posse dos membros do Conselho Municipal  

O seminário contou ainda com a participação dos representantes do Projeto Axé, Comunidade Cidadã e Vida, Universidade Federal da Bahia (Ufba) e todas as instituições representadas no Conselho.

Dialogar e elaborar estratégias que viabilizem a redução de danos, por meio das ações de educação, acolhimento e proteção é o principal objetivo da “II Semana Municipal de Políticas sobre Drogas”. O evento foi aberto nesta terça-feira (13), durante o Seminário Municipal de Políticas sobre Drogas e a posse dos membros do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad).  

A programação da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ocorreu no auditório do Ministério da Economia, no Comércio, com participação maciça de representantes diversos da sociedade civil.   

Segundo o secretário de Promoção Social, Júnior Magalhães, a posse dos conselheiros é um marco importante para o avanço das políticas públicas sobre drogas no município. “O Comad será um órgão consultivo e deliberativo, composto de forma paritária, que vai desempenhar um papel fundamental na implantação, consolidação e fiscalização dessas políticas. Por meio do conselho, poderemos fortalecer a rede de cuidado e apoio às pessoas que fazem uso de drogas, contribuindo para a promoção da saúde, redução de danos e garantia dos direitos humanos” destacou Júnior Magalhães.  

O titular da pasta salientou que o seminário tem o objetivo de promover encontros e compartilhar informações sobre a redução de danos no uso de drogas, além de combater os estigmas relacionados aos usuários. Ele ressaltou, ainda, a importância de abordar o tema “Reinventando Caminhos: Redução de Danos, uma estratégia possível”. “A política pública específica visa diminuir os riscos envolvidos no uso dessas substâncias, sem qualquer forma de julgamento ou discriminação”, assinala.   

Também presente à mesa, a secretária de Saúde, Ana Paula Matos, fez questão de agradecer a participação de todos os presentes no evento, em especial, da diretora de Saúde Mental e Políticas sobre Drogas no Ministério da Saúde, Sônia Barros. “A responsabilidade é enorme. Chegou o momento de abrir portas e de fato tratar as políticas públicas sociais na integralidade e na integração”, afirmou a titular da SMS. 

O seminário contou ainda com a participação dos representantes do Projeto Axé, Comunidade Cidadã e Vida, Universidade Federal da Bahia (Ufba) e todas as instituições representadas no Conselho. Dentro da programação, nesta quarta-feira (14), acontece a Feira de Serviços, Cultura e Cidadania, no Largo de Roma, a partir das 9h. 

Fonte: SECOM PMS
Foto: Bruno Concha

Related posts

Prefeitura de Salvador faz ação de combate à dengue em escolas da rede municipal

Fulvio Bahia

Paulo Afonso: Reunião da Policlínica Itinerante aborda melhorias e ajustes no atendimento para a população

Fulvio Bahia

Campanha da Voz terá 96 dias de exames para fumantes

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais