Covid-19Prefeitura Municipal de SalvadorSaúde

Ilha de Maré: Quilombolas recebem dose de vacina bivalente contra Covid-19

Orgulho e alegria. Esses são os sentimentos que descrevem o momento especial vivido pelo pescador Ernandes Lopes, de 79 anos, da comunidade quilombola de Bananeiras, na Ilha de Maré. Ele recebeu a dose da vacina bivalente contra a Covid-19 das mãos da própria filha Maristela, enfermeira da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), nascida e criada na localidade.

“Acho isso excelente. Tenho uma filha que trabalha com saúde, ajudando muita gente. Enquanto tiver vacina disponível, eu vou tomar”, explicou o pescador. Lopes foi um dos 290 moradores das comunidades quilombolas de Bananeiras, Maracanã e Martelo, na Ilha de Maré, imunizados na terça-feira (28).

A população quilombola faz parte do público prioritário da primeira fase da vacinação bivalente, que melhora a imunidade contra o vírus da cepa original e contra a variante ômicron, e tem perfil de segurança e eficácia semelhante ao das vacinas monovalentes.

A SMS montou um esquema especial de logística para levar os imunizantes até as comunidades, envolvendo transporte terrestre e aquático. “Esperamos manter a saúde desse público com essa barreira sanitária para que o coronavírus não se instale nessas comunidades quilombolas, e a gente continue sem perder nenhuma vida em decorrência da doença. É uma forma de preservar essa comunidade, que é tão importante pela sua história, pela sua cultura e a força do seu povo”, afirmou a vice-prefeita e titular da pasta, Ana Paula Matos.

Desde o início da estratégia de imunização contra o coronavírus em Salvador, as comunidades quilombolas receberam atenção prioritária para a vacinação. Atualmente, quase 100% dos moradores das localidades estão imunizados com pelo menos duas doses da vacina. O resultado é a inexistência de óbitos em decorrência da Covid-19 dentro das comunidades de quilombos soteropolitanas. A SMS retornará nos próximos dias para dar sequência à imunização com a vacina bivalente nas comunidades quilombolas da Ilha de Maré.

Fonte e Foto: SECOM

Related posts

Feira de Santana: Prefeitura intensifica campanha de vacinação antirrábica no município

Fulvio Bahia

Salvador segue com vacinação contra Covid-19 e gripe nesta quinta-feira (26)

Fulvio Bahia

Prefeitura de Salvador eleva em cerca de 70% atendimentos do CadÚnico nos primeiros cinco meses de 2023

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais