Ainda em junho, os alunos do 5º ano irão visitar ainda a cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, uma das primeiras a sinalizar a vontade de separação de Portugal.
O clima dos festejos pelo 2 de Julho já chegou à Escola Municipal Maria Quitéria, no Matatu de Brotas. Na última quarta-feira (31), a unidade realizou uma oficina especial de pintura, desenho e arte em comemoração ao Bicentenário da Independência da Bahia. A atividade reuniu cerca de 400 alunos, que aplicaram técnicas de pintura em tela, colagem e desenho, e o resultado ficará exposto na próxima terça-feira (6), no Museu Eugênio Teixeira Leal, no Centro Histórico.
A professora de Artes, Cileide Marques, explica que essa é uma forma de ensinar aos alunos sobre o tema e importância da Independência da Bahia. “A gente observou que as escolas estão no período de férias justamente quando ocorre a comemoração da Independência do Brasil na Bahia. Então, para conseguir trabalhar o tema e reforçar o contexto histórico da independência e todos os seus personagens, passamos a realizar esse projeto, principalmente aqui nessa escola que carrega o nome de Maria Quitéria”, conta a docente.
O pequeno Arthur Guilherme, de 9 anos, estava todo feliz com a sua tela. “Achei o projeto muito legal, pois eu e meus colegas gostamos muito de pintar e desenhar. Eu escolhi pintar a bandeira da Bahia porque acho ela muito bonita e também tem a ver com a comemoração do 2 de Julho”, disse o aluno.
Já Alice Pereira, de 10 anos, contou sobre o desafio de desenhar Maria Quitéria, um dos maiores símbolos da independência. “Eu e minha colega Júlia estamos desenhando Maria Quitéria, que foi uma soldado que lutou na independência e que também está no nome da nossa escola. Esse é um desenho bem difícil e especial, estamos fazendo com muito cuidado e amor”, explicou.
Ainda em junho, os alunos do 5º ano irão visitar ainda a cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, uma das primeiras a sinalizar a vontade de separação de Portugal.
Fonte: SECOM PMS
Foto: Bruno Concha