BahiaCrime / DenúnciaMeio AmbientePreservação Ambiental

Inema apreende embarcações e reforça combate à pesca com explosivos em operação na BTS

Na última terça-feira (13), o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em uma ação conjunta com a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA), conduziu uma operação de fiscalização de combate à pesca predatória com explosivos na Baía de Todos-os-Santos. A operação resultou na apreensão de uma embarcação e 10 kg de pescado (tainha), fruto da pesca ilegal ocorrida nas imediações da Ilha de Monte Cristo, região próxima a Saubara. Os infratores fugiram do local.

Segundo a especialista em meio ambiente e recursos hídricos do Inema, Márcia Virgínia Oliveira, observou-se, durante o flagrante, “a correlação com as denúncias que chegam sobre mortandade de peixes na Barra do Paraguaçu, que possivelmente são oriundas da pesca com uso de explosivos, evidenciando o caminho que o pescado, nessa condição, faz por conta do efeito da correnteza na saída do Rio Paraguaçu”. A técnica em campo ainda sinaliza que o pescado apreendido durante a operação foi doado ao Abrigo São Domingos, situado em Santo Amaro.

Foto:Divulgação- Ascom/Inema

Além das atividades de fiscalização, a equipe do Inema distribuiu exemplares do calendário do defeso das espécies marinhas nas Secretarias de Meio Ambiente dos municípios com a finalidade de serem repassadas às colônias e associações de pesca. A ação é parte do trabalho de sensibilização realizado pelas equipes de campo visando alcançar as comunidades de pesca para a proteção das espécies marinhas na época de defeso, período em que determinadas espécies tem sua captura, consumo e comercialização proibidos para garantir sua reprodução e sustentabilidade.

Orientações a população

O Inema alerta: caso o cidadão presencie ou suspeite da prática de pesca com bomba na sua região, é fundamental denunciar ao Inema para ajudar a proteger o ecossistema marinho. Para fazer uma denúncia, você pode ligar gratuitamente para o número 0800 071 1400. Outra opção é enviar um e-mail para denuncia@inema.ba.gov.br, fornecendo o máximo de detalhes possíveis. Vale destacar que a identidade da pessoa será mantida em sigilo.

A legislação brasileira é rigorosa em relação à pesca com explosivos. De acordo com a Lei de Crimes Ambientais N° 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, os infratores flagrados utilizando explosivos podem ser condenados a penas de reclusão que variam de 1 a 5 anos. A apreensão de artefatos explosivos durante a fiscalização aumenta a gravidade das penalidades aplicadas.

Fonte / Foto: Ascom/Inema

Related posts

SineBahia abre oportunidades para esta quinta (14)

Fulvio Bahia

Novembro Negro destaca saberes dos povos tradicionais na garantia da segurança alimentar e nutricional

Fulvio Bahia

Em dia de inauguração de nova escola, Jerônimo divulga resultado final de processo seletivo para professores

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais