BahiaMeio Ambiente

Inema e COPPA apreendem explosivos durante abordagem a embarcação em São Francisco do Conde

Na manhã desta quinta-feira (24) uma ação conjunta entre a equipe de fiscalização do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e a guarnição designada da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA) resultou na apreensão de explosivos irregulares em uma embarcação no município de São Francisco do Conde.

A operação teve lugar em frente ao porto do Ferrolho, e durante a inspeção da embarcação, que transportava dois indivíduos, foram encontrados três explosivos considerados irregulares pelas autoridades. Diante da descoberta, as medidas necessárias foram imediatamente tomadas.

De acordo com o Diretor de Fiscalização o Inema, Eduardo Topázio, a equipe agiu com precisão e eficiência, garantindo a segurança da operação e a integridade dos envolvidos. Após a apreensão dos explosivos e dos indivíduos em questão, a embarcação foi retida pelas autoridades para as devidas providências legais.

“A ação conjunta entre as entidades de fiscalização ambiental e as forças de segurança demonstra a importância da cooperação interinstitucional para garantir a ordem pública e a proteção dos recursos naturais”, destaca Topázio.

As autoridades permanecem vigilantes e atentas a qualquer atividade suspeita que possa representar uma ameaça à segurança da região e ao ecossistema local.

Alerta

A pesca com explosivos é ilegal e prejudica gravemente o ecossistema marinho, matando animais e plantas e desequilibrando a cadeia alimentar. O uso de explosivos também ameaça vidas, incluindo a de quem os manipula e de pessoas na área, como pescadores e mergulhadores.

No estado, as punições são severas: flagrantes resultam em prisão e pena de reclusão de 01 a 05 anos, conforme a Lei de Crimes Ambientais N° 9.605 de 12/02/1998. Denuncie pelo Disque Denúncia do Inema 08000 71 1400 e proteja nosso ambiente.

Fonte / Foto: Ascom/Inema

Related posts

Jerônimo Rodrigues reage às críticas de ACM Neto sobre falsificação do IDEB com portaria da aprovação: “se ele amasse a educação pública, deveria ter feito creche em Salvador”

Fulvio Bahia

Demora na adoção de medidas de adaptação à mudança do clima pode resultar na perda da janela de oportunidade, alertam cientistas

Fulvio Bahia

Correntina: Município tem 60 mil mudas de plantas nativas do Cerrado, frutíferas, ornamentais e exóticas em seu viveiro

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais